Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Aumento de casos faz Veranópolis suspender atendimentos eletivos

por Cida Cardoso Valna
Foto: Divulgação

A Secretaria da Saúde de Veranópolis informa que os atendimentos nos Postos de Saúde do município serão realizados preferencialmente para as pessoas que apresentarem sintomas gripais, casos críticos e agudos. Devido ao atual contexto epidemiológico, e para atender à crescente demanda de casos respiratórios, após as festividades de final de ano, as equipes vinculadas a Atenção Primária de Saúde do município estarão voltadas a estes atendimentos. As demandas eletivas deverão postergar a busca por assistência, momentaneamente.

Dentre as condições de saúde que serão atendidas neste momento, são os pacientes que apresentarem quadro de saúde que não poderá ser adiado, ou seja, aqueles que possuem alto risco para complicações, como:

- Gestante em pré natal;  
- Mulheres que tiveram parto recentemente (puérperas);
- Crianças recém nascidas (puericultura); Tratamento de câncer;
- Vacinas;
- Outras situações que exijam atendimento imediato.

Será priorizado atendimento a idosos maiores de 60 anos e imunossuprimidos, gestantes, puérperas e crianças menores que 5 anos de idade. Nesse período serão realizados apenas os atendimentos odontológicos caracterizados de urgência e emergência.

Os acompanhamentos com nutricionista e psicólogo na Atenção Básica serão reduzidos e agendados sob avaliação do profissional de referência. As testagens rápidas como sífilis, HIV, hepatites virais continuarão sendo ofertadas mediante agendamento prévio por telefone.

Os pacientes com sintomas respiratórios, independentemente da idade, deverão procurar atendimento, como fluxo já estabelecido, nas Unidades de Saúde, ou fazer contato telefônico para informações detalhadas com o posto de sua referência.

É importante ressaltar que nesse momento crítico é preciso restringir a circulação de pessoas nas unidades de saúde do município, no intuito de evitar a circulação do vírus.

A Secretaria Municipal da Saúde orienta que todos os pacientes realizem contato prévio com a sua unidade de saúde de referência, averiguando disponibilidade de atendimentos agendados, antes de se deslocarem até a mesma.

É importante reforçar que, para não colapsar e não extrapolar a capacidade instalada dos serviços de saúde na Atenção Básica, solicita-se que somente busquem por atendimento pessoas que possuem sintomas respiratórios. Tal conduta garantirá que aqueles que realmente necessitem de assistência tenham garantia de acesso.

Confira os contatos telefônicos das Unidades de Saúde do município:

☎️ Posto de Saúde Central: (54) 3441-1458

☎️ ESF Medianeira: (54) 3441-6797

☎️ ESF Renovação: (54) 3441-8341

☎️ ESF Santo Antônio: (54) 3441-8178

☎️ ESF São Francisco: (54) 3441-4491

☎️ ESF Universal: (54) 3441-4127

☎️ Secretaria da Saúde: (54) 3441-1458

☎️ Vigilância Sanitária: (54) 3441-2302

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais