Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Novembro Azul: Autocuidado Masculino

por Larissa Macena

Veranópolis realizará dia do novembro azul, no dia 25 de novembro

Foto: Divulgação

O mês de novembro é marcado pelas campanhas de conscientização sobre o câncer de próstata. O Novembro Azul, como um movimento teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. 

O que é o câncer de próstata?

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina no Brasil, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, reafirmando a importância de campanhas de conscientização.

A idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata, sendo mais incidente em homens a partir da sexta década de vida, bem como, histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos e obesidade para tipos histológicos avançados. Destaca-se também a exposição a agentes químicos relacionados ao trabalho, sendo responsável por 1% dos casos de câncer de próstata.

Diagnóstico do câncer de próstata

Os exames utilizados para a investigação diagnóstica do câncer de próstata são o PSA e o toque retal. O exame de PSA tem a finalidade de medir no sangue o antígeno prostático específico, que é uma proteína produzida pela próstata e está disponível na corrente sanguínea e no sêmen. Níveis alterados dessa proteína podem indicar alterações na próstata. O toque retal possui a finalidade de avaliar o tamanho, o volume, a textura e a forma da próstata. Destaca-se que esses exames são recomendados para a investigação, mediante suspeita de câncer de próstata.

Como se proteger do câncer de próstata?

Recomenda-se a manutenção do peso corporal adequado, de modo a diminuir o risco de câncer de próstata avançado. No entanto, destacamos a importância de adotar diversos hábitos saudáveis, como: fazer atividade física, ter uma alimentação saudável, evitar bebidas alcoólicas e não fumar, para evitar o risco de doenças crônicas, dentre elas, o câncer.

Diante de qualquer sinal ou sintoma suspeito, os homens devem procurar imediatamente o serviço de saúde para realizar a investigação diagnóstica e, caso haja alguma alteração suspeita, seguir para a confirmação diagnóstica com exame histopatológico.

Novembro azul no Rio Grande do Sul

A Secretaria de Saúde do estado do Rio Grande do Sul (SES), chama atenção para os altos números de mortalidade masculina por doenças crônicas não transmissíveis. Os dados fazem parte de um diagnóstico elaborado pela SES que reforça a necessidade de fortalecer o cuidado e as informações sobre acesso aos serviços de saúde para a população masculina.

Segundo dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, a taxa de mortalidade prematura – entre 30 e 69 anos – de homens no Rio Grande do Sul por agravos não transmissíveis (diabetes mellitus, neoplasias, doenças cardiovasculares e doenças respiratórias crônicas) é 42% maior do que a da população feminina.

Em 2022, a taxa estimada foi de 362,7 para cada 100 mil habitantes no Estado, sendo de 427,8 para homens e de 300,5 para mulheres. Entre as macrorregiões de Saúde do Estado, a Sul apresenta as maiores taxas de mortalidade, tanto na população masculina (542,6 por 100 mil) quanto na feminina (392 por 100 mil). A maior diferença entre homens e mulheres é percebida na macrorregião dos Vales, onde a taxa de mortalidade dos homens é 54% maior – sendo 457,9 por 100 mil entre os homens e 296,8 por 100 mil entre as mulheres.

Baixa procura

No Brasil, dados levantados até setembro de 2023 sobre a Atenção Primária demonstram que somente 33% dos atendimentos realizados são para homens. No Rio Grande do Sul, o número é de 35%. “A população masculina busca menos os serviços de saúde, o que impacta os dados”, explica a especialista em saúde da Política Estadual de Saúde do Homem da SES, Talita Donatti.

Novembro Azul Veranópolis

O município de Veranópolis, realiza a Campanha “De mãos dadas pela vida: As cores são diferentes, mas a luta é a mesma”, em alusão ao outubro rosa e ao novembro azul. Neste mês, a Secretária de Saúde em conjunto com as Unidades de Saúde do município, realizam a intensificação nos atendimentos à Saúde dos Homens. Para marcar esta campanha, no dia 25 de novembro, sábado, no horário das 8h às 14h, nos Postos de Saúde do Município ocorre o dia “D” do Novembro Azul.

Ação irá ofertar Consultas médicas, odontológicas, testes rápidos para detecção de Sífilis, HIV, Hepatite B e C e outros que se fizerem necessários. Além de oficinas terapêuticas com os profissionais de saúde. Os homens que se interessarem em participar da ação devem entrar em contato com a sua unidade de saúde e agendar os procedimentos.

Os números das ESFs do município para contato são:

Posto de Saúde Central

Endereço: Rua Pinheiro Machado, 581 – Centro

Telefone: (54) 34411458

ESF Santo Antônio

Endereço: Rua Capitão Pelegrino Guzzo, s/nº – Bairro Santo Antônio

Telefone: (54) 34418178

ESF São Francisco

Endereço: Rua Astério de Melo, 279

Telefone: (54) 34414491

ESF Renovação

Endereço: Rua Fabiano Rescke, s/nº -Bairro Renovação

Telefone: (54) 34418341

ESF Medianeira

Endereço: Rua Domingos José Farina, nº 280 – Bairro Medianeira

Telefone: (54) 34416797

ESF Universal

Endereço: Rua Heriberto Pedro Ledur nº 55 - Bairro Universal

Telefone: (54) 34414127.

Com informações do Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais