Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Saúde mental: sentir angústia, tristeza e preocupação é normal durante uma pandemia

por Marco Aurélio Santana
Foto: Divulgação

Em tempos de isolamento social em consequência da pandemia do novo coronavírus, se faz ainda mais necessário falar sobre saúde mental. “Precisamos pensar em como ficar saudável durante esse período, para além das questões físicas”, diz a coordenadora da Saúde Mental da Secretaria da Saúde (SES), Marilise Souza.

“É muito comum a gente se sentir angustiado, triste ou preocupado, até mesmo confuso ou com raiva com essa situação em que estamos vivendo. A pessoa não precisa se sentir culpada por se sentir assim”, ressalta Marilise. Ela explica, porém, que é preciso dosar o quanto esses sentimentos afetam a vida.

Não se sinta envergonhado de procurar ajuda, caso perceba que a angústia está muito difícil de carregar sozinho. “Existem muitos profissionais que trabalham com saúde mental, como psicólogos, psiquiatras e outros, que estão disponibilizando seus serviços para a ajudar quem está precisando.” Um exemplo de uma rede de apoio é o ReviraSaúde, onde é possível encontrar profissionais dispostos a conversar. Também pode-se procurar os serviços de saúde mental pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Veja algumas dicas da SES e da organização Mundial da Saúde (OMS) para manter a mente saudável durante o isolamento social:

- Procure manter as rotinas de sono, faça exercícios físicos e tenha uma alimentação saudável.

- Cuidar dos outros também faz bem. A solidariedade faz bem para quem a recebe e também para a saúde mental de quem a faz.

- Não se exponha tanto às informações ao longo do dia. Procure fontes fidedignas e em alguns horários específicos. É importante se manter informado, mas o excesso pode causar ansiedade ou estresse.

- Evite o uso de tabaco, álcool e outras drogas.

- Mantenha o contato virtual com familiares e amigos frequentemente.

- Esteja alerta aos sinais de estresse e raiva nas crianças e idosos que estão sob nossa tutela. Explicar a essas pessoas a importância de se proteger e tentar acalmá-los.

- Ajude as crianças a se expressarem, com atividades criativas e lúdicas.

- Para os profissionais de saúde, não é porque está passando por um momento de maior ansiedade que você seja incapaz de realizar seu trabalho ou que seja uma pessoa fraca. É indispensável fazer pausas entre os turnos, e mesmo durante o turno de trabalho.

- Buscar o sistema de saúde quando for realmente necessário.

 

Informações disponíveis no site oficial da Secretaria de Saúde do Governo do Estado - https://saude.rs.gov.br/inicial

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais