Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Veranópolis tem apenas 9,71% da população infantil com primeira dose da vacina contra a covid-19

por Cida Cardoso Valna
Foto: Prefeitura de Veranópolis

Três semanas depois do começo da vacinação de crianças contra a covid-19, o Brasil tem um aproximado de 19% da população dessa faixa etária vacinada com a primeira dose, os dados são do consórcio de veículos de imprensa de terça-feira (08) que são baseados em informações de 16 estados, os únicos a disponibilizarem os dados de vacinação infantil. O percentual real de crianças imunizadas, portanto, pode ser diferente.

Se for levada em consideração a capacidade de vacinação do país, a quantidade de crianças imunizadas é inferior. Cerca de 125 mil doses foram aplicadas por dia em média nesse grupo de 14 de janeiro até segunda-feira (07), segundo dados do consórcio de imprensa. De acordo com estimativa do governo federal, esse número poderia ser quase dez vezes maior.

Os dados da microrregião também refletem a realidade do país.  Veranópolis vacinou 180 crianças, o que representa cerca de 9,71% da população que corresponde à faixa etária a receber a imunização. Cotiporã, por sua vez, imunizou 47 crianças, o que representa um pouco mais de 27% desta população com idade entre cinco e onze anos.

Fagundes Varela, tem enfrentado alguns problemas, tendo de suspender as ações de vacinação por falta de profissionais, pois foram afastados por covid-19. O município aplicou a vacina em apenas 10 crianças, o que em porcentagem representa apenas 1% do público alvo. Já em Vila Flores 59 crianças foram vacinadas, ou seja, 21% da população infantil.

Calendário de vacinação

Cotiporã

Na quinta e sexta-feira, dias 10 e 11, no período da tarde será aplicada a primeira dose para crianças de 5 a 11 anos, conforme agendamento.

Fagundes Varela

Na próxima segunda-feira (14), a vacinação das crianças será retomada para crianças de 10 e 11 anos de idade. As Agentes de Saúde avisam o horário agendado para os responsáveis pela criança comparecerem para a vacinação.

Veranópolis

O município realiza nesta quarta-feira (09) a primeira dose da vacina pediátrica para crianças e adolescentes de seis a 17 anos nas ESFs Santo Antônio e Universal. É necessário que os pais ou responsáveis façam o agendamento do horário de vacinação das crianças pelo AGENVAC = telefone (54) 3441-9340.

Vila Flores

Também nesta quarta-feira, as crianças vilaflorenses de 06 a 11 anos recebem a primeira dose do imunizante, das 07h30 às 11h e das 13h às 14h30h.

O impacto da onda da ômicron nas crianças

Com a disseminação da variante ômicron do coronavírus — mais transmissível que as versões anteriores — e a vacinação ainda inicial no público infantil, a quantidade de crianças com covid-19 tem sido proporcionalmente maior que em outros momentos da pandemia assim tem aumentado o número de hospitalizações nesse grupo. Segundo dados do Ministério da Saúde, o número de crianças e adolescentes internados com covid-19 triplicou em janeiro em relação ao mesmo mês em 2021.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais