Refrigerante é o sexto alimento mais consumido por adolescentes, revela estudo do Ministério da Saúde
Pesquisa com alunos de 12 a 17 anos mostrou que fruta sequer aparecem na lista dos 20 itens mais consumidos
O Erica, Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes, reúne dados de cerca de 75 mil estudantes de 12 a 17 anos. São alunos de 1.247 instituições públicas e privadas distribuídas em 124 municípios, todos eles com mais de 100 mil habitantes. O estudo é uma parceria do Ministério da Saúde com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O estudo apontou que a dieta dos adolescentes brasileiros é caracterizada pelo consumo de alimentos com excesso de açúcar e sal. O Erica verificou, também, que 56,6% dos adolescentes fazem refeições “sempre ou quase sempre” em frente à TV. Índice é mais elevado entre alunos de escolas públicas. Maior tempo assistindo TV foi significativamente associado ao menor consumo de frutas e verduras e maior consumo de proporções de salgadinhos, doces e bebidas e elevado teor de açúcar. O Erica também apontou que 17,1% dos adolescentes de 12 a 17 anos estão com sobrepeso. Já 8,4% dos jovens avaliados estão obesos, sendo meninos com maior porcentagem 10,8% e meninas 7,6%.
Em relação aos adultos brasileiros, 18,9% são obesos. Em 2010, era 15%. Aumenta com a idade, chegando a 32,2% nas mulheres com 55 a 64 anos. Foi verificado ainda que 53,9% dos adultos estão acima do peso nas capitais brasileiras. É maior entre homens (57,6%) que mulheres (50,8%).
A médica da Sociedade de Pediatria do RS, Lilian Day Hagel, analisou os dados do estudo e falou sobre a repercussão do comportamento alimentar à saúde a longo prazo. Confira na íntegra.
Comentários