Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Hospital Geral de Caxias do Sul recebe os primeiros ventiladores pulmonares desenvolvidos por voluntários

por Isadora Helena Martins

Equipamentos ainda aguardam aprovação da Anvisa para serem utilizados em pacientes

Foto: Divulgação / UCS

Os primeiros três ventiladores pulmonares, desenvolvidos por engenheiros e empresários voluntários de Caxias do Sul, foram entregues nesta sexta-feira (08) ao Hospital Geral. Os equipamentos começaram a ser projetados no dia 24 de março pelo grupo coordenado pelo Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade de Caxias do Sul – TecnoUCS. Desde então, o ventilador pulmonar, que foi batizado Frank 5010, passou por vários testes e melhorias, porém ainda aguarda aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser usado em pacientes.

Em entrevista na Tua Rádio São Francisco, o diretor técnico do Hospital Geral, Alexandre Avino, afirmou que na próxima semana serão feitos os procedimentos finais para a obtenção do aval da Anvisa e também da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). Na terça-feira (12), devem ser realizados os testes em animais e na mesma semana os documentos que atestam a funcionalidade do aparelho e o manual serão entregues à Anvisa. Caso o ventilador mecânico seja aprovado pelo órgão, a meta é produzir pelo menos 300 unidades para atender o sistema de saúde da região diante de um possível aumento da demanda devido à Covid-19. Mas, Avino afirmou durante a entrevista que outros estados do Brasil já sinalizaram que também devem adquirir os aparelhos.Ouça a entrevista completa AQUI.
 

Campanha para produzir mais respiradores

Cada respirador terá um custo total de R$ 20 mil. Porém os aparelhos não serão comercializados, mas sim, doados para as unidades de saúde. Por isso, para arrecadar verba para produzir os equipamentos, a Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS) lançou uma campanha com diversos mecanismos de doação.

1- Pessoas físicas ou jurídicas interessadas em financiar a produção do ventilador pulmonar Frank 5010 podem obter orientações com o atendimento da FUCS pelo telefone 54.3218.7394 ou por meio de formulário na página www.ucs.br/ventilador-pulmonar-frank-5010/ do site oficial da UCS.

2- Doações podem ser encaminhadas para a conta Banrisul – Agência 0824 – Conta 06.198600.0-8. Razão Social: Fundação Universidade de Caxias do Sul (CNPJ: 88648761001843). Para efeitos contábeis, é importante o remetente identificar-se no ato do depósito, assegurando a transparência na prestação de contas (contudo, os nomes dos depositantes não serão divulgados sem a devida autorização).  

3- Na próxima semana, como mais um canal para facilitar a contribuição, um processo de arrecadação por plataforma de crowdfunding deve ser lançado pela FUCS.
 

Participantes do projeto do ventilador pulmonar Frank 5010

Coordenação:
Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade de Caxias do Sul - TecnoUCS
 

Empresas envolvidas no desenvolvimento:
• COMLINK - Equipamentos Eletrônicos

• DOBER - Máquinas Especiais

• LONGHI - Engenharia e Automação

• PRIMASERRA - Automação e Inovação

• BETTONI - Sistemas para Plásticos

• ZEXTEC - Consultoria Industrial
 

Empresas e pessoas físicas que apoiaram o projeto com acessórios, serviços e suporte técnico: Acrilys, Akeo Industrial, Continental Ferramentas, Domo House, D’Zainer, Mercosul Indústria de Motores, Empresas Randon, Fadanelli Atelier, Ícone Projetos Design, Grendene, Mantova, Marcopolo, New Tech Company, SEI Informática, Sildre, Indústria Schumacher, Sulmax, Upaccess, Viezzer Engenharia, VSI Systems, Frion Ltda, Turmina Serviços, Mecânica Cecconi, Metalúrgica Usitec, Eng. Marcio Cattani, Eng. Ricardo Pastore, Refrigeração Gregolon, Gerry A. Schmitd, Felipe Luis Malvestido, Cecilia Callai, Claudio Zardo, Leonardo Bortoluz, Tiago Boreli, Padre Diego Bettoni e JAK Fotogravuras.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais