Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Aumento de casos: A tendência é de que seja uma fase branda da doença, de acordo com Thomas Schiemann

por Cida Cardoso Valna

Na manhã deste sábado (08), o Prefeito em Exercício de Veranópolis, Thomas Schiemann concedeu entrevista à Tua Rádio Veranense no quadro Papo de Gabinete do programa Temática. Dentre os assuntos abordados esteve o aumento de casos de covid-19 no município e região. Somente esta semana, Veranópolis passou a quantidade de pacientes ativos para a doença de 13, na segunda-feira (03) para 173 na sexta-feira (07). A faixa etária predominante destes pacientes é de adultos jovens.

De acordo com Schiemann este aumento significativo não era esperado, porém, segundo a avaliação destes pacientes e os sintomas por estes apresentados, a tendência é que seja uma fase "tranquila", se for comparada ao período em que a pandemia se estabeleceu no município.

"Temos que aguardar os próximos cinco dias para poder avaliar estes pacientes. Mas estou muito confiante de que passaremos por isso sem nenhuma perda de vida. Anteriormente, em algumas épocas do ano, tínhamos cerca de 10% dos pacientes positivados internados em hospital , em outras fases - mais graves - com mais perdas de familiares. E neste momento, com 230 casos incluindo Cotiporã, Vila Flores e Fagundes Varela, não temos ninguém internado", afirma.

Ainda em sua fala, o Prefeito em Exercício revela que conversou com profissionais da saúde a respeito dos exames destes pacientes, e que o perfil das tomografias pulmonares apresenta áreas muito pequenas de danos provocados pelo vírus que está causando a atual infecção. "Não estou me desfazendo da doença, só estou informando à comunidade para que fique mais tranquila em relação a este perfil. A maneira como os pacientes estão evoluindo é um sinal bom, que nos deixa esperançosos de que a situação não se agravará e que não haverá perda de vidas", reforça.

Eventos

Dentre as dúvidas mais comuns enviadas pelos ouvintes, esteve a realização de eventos que estão programados para os próximos dias.  Thomas foi enfático em reforçar os cuidados preventivos e protocolos sanitários, mas até o momento, as atividades irão acontecer, pois não há nenhum tipo de orientação por parte do Governo do Estado que vete a realização dos mesmos. 

Fechamento da Unidade Sentinela 

A Unidade de Triagem de Pacientes Respiratórios que ficou ativa até o mês de dezembro do ano passado, encerrou suas atividades, e, com o aumento de casos, a comunidade passou a questionar se este fechamento deu-se no momento correto. Para Schiemann, a resposta é sim.

"A equipe da Unidade Sentinela continua contratada e continua atuando no Posto de Saúde Central. A decisão foi tomada pois o local possuia uma estrutura gigante, para atender um número reduzido de pessoas. Este vírus é novo, e nós estamos aprendendo com essa pandemia. Se, por acaso tivermos que enfrentar algo do gênero no futuro, já teremos um discernimento de quais atitudes são consideradas precipitadas e quais não", esclarece. 

Vacinação

Para concluir a pauta sobre Saúde, Thomas reforçou a importância de realizar a vacinação e completar o ciclo vacinal com pelo menos duas doses. Ele destacou os momentos vividos nas primeiras fases da pandemia e que, com a chegada dos imunizantes, como os casos graves foram reduzidos, a ponto da região não possuir nenhum paciente com sintomas graves internado.

"A situação a alguns meses atrás era caótica e desesperadora, e a medida em que fomos realizando a vacinação o número de casos graves foi diminuindo e houve um controle daquela cepa que matava e que levou vários familiares nossos. A vacina foi extremamente importante naquele momento em especial para os pacientes mais idosos e àqueles com comorbidades e salvou dezenas, milhares de vidas.  Agora, o que podemos dizer daqui a seis meses, teremos uma outra cepa que mata? Nós não saberemos dizer. Então é importante sim, então, caso ainda tenha dúvidas, converse om um médico de sua confiança", encerra.

A entrevista completa você confere na página do Facebook da Tua Rádio Veranense.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais