Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Secretária de Saúde fala do caso de reinfecção e sobre a participação de voluntários nos testes da vacina

Baixar Áudio por Denise Furlanetto
Foto: Divulgação

A informação do primeiro caso de reinfecção em Garibaldi divulgada no domingo, durante encontro do Comitê Municipal de Combate ao novo Coronavírus trouxe preocupação para saúde pública. A reinfecção não é tão comum, mas no mundo já se tem registrado esta situação. No caso da paciente de Garibaldi, a mulher de 48 anos havia contraído o vírus em agosto, fez teste de PCR que deu positivo e agora no final de novembro, passado quase três meses, a nova infecção.

A paciente, nos dois momentos, teve sintomas leves e já está recuperada e fora do isolamento. A secretária de Saúde, Diane Pascoaletto, disse que este fato já tem ocorrido inclusive na região e que a média de tempo entre o primeiro e o segundo episódio de covid-19 pode variar de 3 a 4 meses, tempo em que a pessoa vai perdendo os anticorpos, mas ainda são poucos casos da contaminação pela segunda vez.

Outro assunto tratado pela secretária é sobre a participação de profissionais de saúde de Garibaldi nos testes da vacina CoronaVac. Voluntários que estavam no perfil e que se propuseram a participar do estudo receberam a vacina e estão sendo monitorados. Os testes da CoronaVac estão na fase 3, a última antes da aprovação, e incluiu 13 mil voluntários em todo o país. Até agora, cerca de 10 mil já tomaram ao menos uma dose do imunizante. Eles participam destes testes através do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do RS - PUC/RS.

Entrevista completa em ouça a notícia

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais