Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Sedentarismo já é epidemia no Brasil

por Davi Trintinaglia

Cerca de 300 mil brasileiros morrem em decorrência de doenças relacionadas à inatividade física

Foto: Divulgação

O Brasil vive uma verdadeira epidemia de sedentarismo, alertou o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). A cada ano, cerca de 300 mil brasileiros morrem em decorrência de doenças relacionadas à inatividade física, como hipertensão arterial e diabetes. No mundo, são 5,3 milhões de óbitos anuais, provocados pela falta de hábito de se exercitar ao menos 30 minutos por dia.

Para o coordenador-residente do Sistema das Nações Unidas e representante-residente do PNUD no Brasil, Niky Fabiancic, a epidemia de doenças relacionadas à inatividade vem passando despercebida e provocando cada vez mais mortes por doenças crônicas não transmissíveis, como a hipertensão e o diabetes.

“Quantas pessoas fazem 30 minutos de atividade física por dia? Quem não faz, deveria comer hoje, já. Apenas 30% da população global é fisicamente ativa e, destes, apenas 2% a 5% fazem pelo menos 30 minutos de atividades físicas por dia”, aponta Fabiancic.

Conforme dados do Ministério do Esporte, cerca de 55% dos brasileiros têm algum envolvimento com atividades físicas ou esportivas. No conjunto das capitais, 41,6% dos homens praticam atividades físicas – o número cai em relação às mulheres ativas: 30,4%. A ONU também observou que homens brancos e com nível de escolaridade elevada têm sete vezes mais chance de praticar atividades físicas do que mulheres negras com baixo nível de escolaridade.

A professora de Educação Física Emeline Pessin participou da programação da Rádio Veranense comentando esses dados e passou dicas de atividade física.

* Com informações do Jornal Correio Riograndense

Ouça a entrevista no áudio ao lado.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais