Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Municípios da região iniciam campanha de vacinação contra influenza e sarampo

por Cida Cardoso Valna
Foto: Ana Júlia Griguol | Tua Rádio Veranense

A 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) inicia hoje (04), em todo o território nacional, e ocorrerá em duas etapas. A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e provoca sintomas semelhantes à COVID-19. Ela é transmitida facilmente de uma pessoa para a outra, podendo causar casos leves e até mesmo óbitos. A vacinação previne o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduz os sintomas e a sobrecarga nos serviços de saúde.

O imunizante utilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzido pelo Instituto Butantan. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

Os municípios da região seguirão o cronograma proposto pelo Ministério da Saúde, respeitando os públicos prioritários estabelecidos no Plano Nacional de Imunizações.

As etapas de vacinação seguirão da seguinte forma:

1ª etapa: 04 a 30 de abril:

  • Idosos com 60 anos e mais;
  • Trabalhadores da saúde.

2ª etapa: 02 de maio a 03 de junho:

  • Crianças (6 meses a
  • Gestantes;
  • Puérperas;
  • Povos indígenas;
  • Trabalhadores de educação;
  • Comorbidades;
  • Pessoas com deficiência permanente;
  • Caminhoneiros;
  • Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário Passageiros Urbano e de Longo Curso;
  • Trabalhadores Portuários;
  • Forças de Segurança e Salvamento;
  • Forças Armadas;
  • Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade;
  • População privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Cotiporã

A Secretaria Municipal de Saúde divulgará as datas de vacinação para as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários conforme a disponibilidade de imunobiológicos. Já nesta segunda-feira (04), o imunizante será disponibilizado aos idosos que residem na microárea 01 (Agente de Saúde, Márcia de Villa).

Em 30 de abril está prevista a realização do Dia D, com programação a ser divulgada. Nesta data, será iniciada a aplicação da vacina nos demais grupos elegíveis para a vacinação. Durante a campanha também será revisada a situação vacinal contra a COVID-19 para atualização de doses em atraso.

Em paralelo à Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, será realizada a Vacinação contra o Sarampo, e também foi dividida em duas fases: os trabalhadores de saúde serão vacinados entre 04 de abril a 30 de abril, e as crianças entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade, no período de 02 de maio a 03 de junho. O Dia D de Vacinação ocorre em 30 de abril de 2022.

Durante a aplicação do imunizante contra a Gripe, os profissionais da saúde de Cotiporã analisarão a situação vacinal dos trabalhadores da saúde pública e privada, avaliando a necessidade da vacinação contra o sarampo ou não.

A vacinação ocorre das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Documentos obrigatórios para o dia da vacinação: Caderneta de vacinas, CPF ou cartão SUS.

Contatos: (54) 3446-2899 | 99611-1431

Fagundes Varela

Fagundes seguirá de acordo com a programação do pelo ministério da Saúde, sendo a primeira etapa realizada de 04 a 30 de abril, priorizando a vacinação de idosos e trabalhadores da saúde. A segunda etapa será de 30 de abril a 03 junho para as crianças e de 02 de maio a 03 de junho para os demais grupos.

O Dia D de mobilização será em no sábado, 30 de abril. Idosos acamados ou com pessoas com dificuldade de locomoção, serão vacinadas em domicílio.

O município realiza também a vacinação contra o Sarampo, que tem como público alvo: trabalhadores da saúde (com revisão de situação vacinal) e crianças de 6 meses a menores de 5 anos

A vacinação ocorre na UBS Central, no horário das 07h às 14h. Para mais informações 3445-1039 ou 999330085.

Vila Flores

Junto a esta campanha contra a Influenza, em Vila Flores também ocorre a 8ª Campanha Nacional de Seguimento e Vacinação de Trabalhadores da Saúde contra o Sarampo.

A primeira etapa de vacinação contra a influenza é de 04 a 30 abril, compreendendo idosos e trabalhadores de saúde. Já a campanha de vacinação contra o sarampo, irá abranger apenas trabalhadores da saúde. As duas vacinas podem ser feitas juntas, além da vacina contra a COVID-19.

O horário para realizar a imunização é das 07:30h às 11:30h e das 13h às 16:30h. 

Veranópolis

Já em Veranópolis, a Campanha Nacional de vacinação contra a Influenza inicia na quarta-feira (06). Assim como os demais municípios da região, ocorrerá em conjunto a Campanha de Combate ao Sarampo.

A primeira etapa será realizada de 06 de abril a 02 de maio. Para a vacinação contra a influenza, o público-alvo são os longevos acima de 60 anos e trabalhadores de Saúde. Já para a vacinação contra o Sarampo, o público-alvo são os profissionais da Saúde. A imunização acontece em todas as ESFs, das 08h às 11h e das 13h às 16h (ou até que tiverem doses).

O Ministério da Saúde reforça também a importância da vacinação contra o sarampo. Para evitar surtos da doença, a campanha de vacinação em 2022 será focada em crianças de seis meses a menores de 05 anos de idade e trabalhadores da saúde.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais