Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Meninos receberão vacina contra o HPV a partir desse ano

por Marco Aurélio Santana
Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde anunciou a compra de vacinas contra o HPV para meninos na faixa etária de 12 a 13 anos já podem ser vacinados contra o HPV pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos postos de vacinação de todo o país. Até o ano passado, esta imunização era feita apenas em meninas. O Brasil é o primeiro país da América do Sul e o sétimo do mundo a oferecer a vacina contra o HPV para meninos em programas nacionais de imunizações. A faixa-etária será ampliada, gradativamente, até 2020, quando serão incluídos os meninos com nove anos até 13 anos.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Nova Prata, as doses ainda não chegaram às unidades de saúde do Município e aguarda orientações da Coordenadoria do Estado. Possivelmente, serão realizadas campanhas para divulgação e aplicação das doses, a exemplo das realizadas quando foram feitas as das meninas.

A decisão de ampliar a vacinação para o sexo masculino está de acordo com as recomendações das Sociedades Brasileiras de Pediatria, Imunologia, Obstetrícia e Ginecologia, além de DST/AIDS e do mais importante órgão consultivo de imunização dos Estados Unidos (Advisory Committee on Imunization Practices). A estratégia tem como objetivo proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV. A definição da faixa-etária para a vacinação visa proteger as crianças antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus.

Informações: Vanice G. F. Dal Magro - Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Nova Prata

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais