Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Município de Veranópolis amplia testagem e tratamento para Covid-19

por Marco Aurélio Santana

Medidas são tomadas na área da saúde no município de Veranópolis ampliando o enfrentamento e tratamento da Covid-19

Foto: Site Sindepominas

Conforme nota informativa nº 9/2020 do Ministério da Saúde, bem como o Termo de Ajustamento de Conduta assinado pelos Prefeitos da Serra, acerca do tratamento medicamentoso precoce de pacientes com COVID-19, a Secretaria Municipal de Saúde de Veranópolis informa que o medicamento de Hidroxicloroquina 400mg está disponível, desde o dia 29 de julho, para dispensação na Unidade Sentinela, posto que avalia e atende exclusivamente os pacientes com sintomas respiratórios no município, e na Farmácia Pública Central.
Além disso, estão sendo disponibilizados exame de Eletrocardiograma (ECG) e testes de RT-PCR (exame que identifica o vírus e confirma a Covid-19 com maior precisão) na Unidade Sentinela, para pacientes suspeitos de estarem contaminados com o novo coronavírus, conforme avaliação médica.
O medicamento Hidroxicloroquina será dispensado ao paciente mediante a apresentação de Receituário Médico em duas vias, juntamente com o Termo de Consentimento assinado pelo médico e paciente, sendo estes imprescindíveis.
Com o objetivo de proporcionar condições mais seguras aos profissionais da saúde que optarem por prescrever o tratamento precoce de COVID-19, bem como aos seus pacientes, a Secretaria Municipal da Saúde implantou a realização de Eletrocardiograma na Unidade de referência aos pacientes que possuem indicação.
Também, será ofertada a coleta de PCR, para os pacientes atendidos na Unidade Sentinela conforme indicação e solicitação médica e de acordo com a data de início dos sintomas, através de uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal da Saúde e o Laboratório da UCS - Universidade de Caxias do Sul.
Importante ressaltar que a Secretaria da Saúde de Veranópolis entende que a prescrição do tratamento precoce com o uso de hidroxicloroquina e a solicitação do exame de PCR deverá ser uma decisão única e exclusiva do médico. A única intenção desse serviço é oportunizar aos profissionais que atendem na Unidade de Triagem Respiratória condições adequadas e seguras para o manejo dos pacientes e um atendimento digno aos munícipes que necessitam de assistência, diante ao contexto atual.
Diagnosticar e tratar a doença de forma precisa e precoce são soluções que o município de Veranópolis identifica como importantes no controle e combate a disseminação do Coronavírus na Terra da Longevidade.

O que é o RT-PCR?

Considerado o “padrão ouro” ou “padrão de referência”, o RT-PCR é o exame que identifica o vírus e confirma a covid-19. Para isso, o teste busca detectar o RNA do vírus através da amplificação do ácido nucleico pela reação em cadeia da polimerase.
De acordo com técnicos, esse teste deve ser realizado no início da doença, especialmente na primeira semana, quando o indivíduo possui grande quantidade do vírus Sars-CoV-2.
As amostras são coletadas através de swabs (cotonetes) de nasofaringe (nariz) e orofaringe (garganta).

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Veranópolis

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais