Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Infestação por Aedes Aegypti em Serafina Corrêa indica risco médio de epidemias causadas pelo vetor

Baixar Áudio por Valesca Heloisa Andreolli

De 19 amostras com larvas de mosquito, das quais em 11 amostras constatou-se que eram larvas do mosquito Aedes Aegypti

Foto: Divulgação

No período de 6 a 10 de maio foi realizado pela Equipe da Vigilância Ambiental em Saúde o Levantamento de Índice Rápido para Aedes Aegypti (LIRAa). Foram sorteados quarteirões de todos os bairros do município para serem inspecionados.

(O trabalho de inspeção em diferentes locais do município e onde há as chamadas “armadilhas” para o mosquito, instaladas em pontos estratégicos pelos fiscais sanitários, é desenvolvido cotidianamente.)

Ao final dos trabalhos foram vistoriados 247 imóveis e coletadas 19 amostras com larvas de mosquito, das quais em 11 amostras constatou-se que eram larvas do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Zika vírus e febre chikungunya.

Considerando o índice de infestação deste último LIRAa o município de Serafina Corrêa passa de Risco Baixo para Risco Médio de epidemias causadas por este vetor.

De acordo com Marla Galina coordenadora da Vigilância em Saúde de Serafina Corrêa e Peter Ferronato Fiscal Sanitário todas as medidas de prevenção por parte do poder público estão sendo tomadas. Será marcada uma data para realização de um mutirão de limpeza de possíveis locais de acumulo de água parada nos prédios e instalações de propriedade do município.

Serafina Corrêa teve um caso suspeito de febre chikungunya no final do mês de abril, que foi descartado para a doença através de exames laboratoriais.

Acompanhe a entrevista com Marla Galina e Peter Ferronato sobre as ações da Vigilância em Saúde e Sanitária para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti e como a população como colaborar com as medidas de prevenção, uma vez que o volume de chuva é intenso neste período do ano o que contribui para o acumulo de água parada em recipientes ao ar livre.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais