Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Veranópolis entre as cidades com maior risco de infestação do mosquito da dengue

por Marco Aurélio Santana
Foto: Divulgação

Veranópolis está entre os 85 municípios do Rio Grande do Sul onde a infestação do mosquito Aedes aegypti é considerada de alto risco para a transmissão de dengue, zika e chikungunya, obtendo 5,8% no índice de infestação predial (IIP). 

Apesar do alto índice, o município possui apenas um caso de dengue confirmado, sendo autóctone, ou seja, não contraído em Veranópolis. Contudo, neste ano, os números preocupam. Apenas no primeiro semestre de 2019 foram encontrados 180 focos positivos para o mosquito, sendo que em 2018 foram 99 focos em todo o ano.
Mariel Schmitt Marcio, enfermeira da Vigilância Epidemiológica, frisa que o município está fazendo tudo o que é possível para combater os focos, mas que a população precisa fazer a sua parte. Mariel cita ainda que no mês de julho todos os locais coletados não apresentaram novas larvas e mosquitos. “Nos meses de inverno a tendência é que a larva e o mosquito fiquem mais adormecidos, mas isso não quer dizer que tenham morrido. Assim que voltar o calor, e começar a temporada de chuvas, a tendência é de retornar a aparecer com toda força novamente. Nosso pedido à população é que reforcem os cuidados, redobrem a atenção, cuidem de suas casas, arredores e locais de trabalho. Se cada um fizer sua parte poderemos evitar a disseminação do mosquito”.
Os depósitos preferenciais para os ovos do Aedes aegypti são recipientes com água parada ou até a parede desses, mesmo quando secos. Os principais exemplos são pneus, latas, vidros, cacos de garrafa, pratos de vasos, caixas d’água e outros reservatórios mal-tampados. Para evitar o acúmulo de água onde o mosquito pode se reproduzir, é preciso tomar alguns cuidados:

  • Tampar caixas d’água, tonéis e latões
  • Manter limpos os bebedouros de animais
  • Guardar garrafas vazias com o gargalo para baixo
  • Guardar pneus sob abrigos
  • Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises
  • Não acumular água nos vasos de plantas
  • Manter a piscina tratada durante todo o ano
  • Colocar embalagens de vidro, lata e plástico em lixeiras fechadas

Maiores informações podem ser obtidas o setor de Combate à Dengue na Secretaria Municipal da Saúde, pelos telefones (54) 3441-5532 ou pelo e-mail: [email protected]. Sem água parada não há mosquito.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais