Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

135 anos de nascimento do Padre Ângelo Odorico Mônaco

por Marco Aurélio Santana
Foto: Divulgação

Ângelo Odorico Mônaco nasceu em Montesano Sulla Marcellana, Itália, no dia 25 de outubro de 1881. Filho de Nicola Mônaco e de Antonia Padula, foi batizado na Paróquia de Sant'Ana, Diocese de Teggano-Policastro, no dia 05 de novembro. No registro civil, aparece com o nome de "Ângelo Maria" e, no religioso, com "Ângelo Odorico". Adotou este último em sua vida. 

Padre Mônaco faleceu, piedosamente, na Casa Paroquial, no dia 28 de fevereiro de 1948. Naquele momento, estavam presentes o Padre Frederico Tauffer, seu coadjutor há alguns meses, e paroquianos. Ele tinha 66 anos de idade, dos quais, quase 25 dedicados à Paróquia de Fagundes Varela.

"Os paroquianos foram pegos de surpresa, pois, embora o Padre Mônaco apresentasse problemas de saúde há alguns anos, não esperavam que viesse a óbito de súbito. Os paroquianos, naqueles dias, estavam preparando uma grande festa para homenagear o querido Padre Mônaco pela passagem dos 25 anos de vigário. Fagundes Varela estremeceu, ao golpe da dolorosa notícia. Morrera o Padre Mônaco.

O Padre Ângelo Mônaco é visto como uma pessoa que fortaleceu a espiritualidade do povo, organizou administrativamente as capelas e a paróquia do município e, consequentemente, impulsionou o desenvolvimento da comunidade. Dizem que era um visionário, cuidava não só da saúde da alma, mas também atuava para que as pessoas tivessem uma vida digna e próspera. 

Informações: Livro Padre Ângelo Mônaco, Vida e Obra

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais