Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Franciscanos Capuchinhos do Rio Grande do Sul se preparam para o XXV Capítulo Provincial

por Pablo Ribeiro

Capítulo ocorre entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro de 2023, em Vila Flores (RS)

Foto: Assessoria de Mídias Franciscanos Capuchinhos do RS/Divulgação

O XXV Capítulo Provincial dos Franciscanos Capuchinhos do Rio Grande do Sul ocorre entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro de 2023, em Vila Flores (RS) e conforme está escrito nas Constituições da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (nº. 129) “O Capítulo Provincial é a primeira autoridade da Província, pois nele estão representados todos os frades”.

O Capítulo Provincial é um evento jurídico canônico, que ocorre a cada três anos, e o seu principal objetivo é analisar e avaliar o que os frades realizaram durante o triênio e projetar novos caminhos. Ele é considerado um tempo muito importante e significativo, porque todos os freis são representados, ouvidos e pensam juntos nos novos projetos, diretrizes, perspectivas e horizontes. É a ocasião de pensar as ações que os frades se dedicarão nos próximos anos, além do fortalecimento do carisma e da vocação.

Outro momento relevante do Capítulo Provincial é a eleição do novo Governo, que é composto pelo Ministro Provincial e mais quatro Conselheiros Provinciais, que estarão à frente da Província dos Franciscanos Capuchinhos do RS pelos próximos três anos e terão a missão de colocar em prática todas as decisões e projetos apresentados e aprovados pelo XXV Capítulo Provincial.

Para se chegar até o Capítulo Provincial, uma série de atividades são realizadas anteriormente, sobre os quais todos os frades são consultados previamente, com o objetivo de possibilitar a construção de projetos de forma participativa. Os projetos que versam sobre a vida e a missão são debatidos por todas as fraternidades antes de serem levados ao Capítulo. O XXV Capítulo Provincial iniciou com a Assembleia Provincial em fevereiro ( https://www.capuchinhos.org.br/blog/franciscanos-capuchinhos-do-rs-realizam-assembleia-pre-capitular). Participam do Capítulo os freis de votos perpétuos eleitos nas fraternidades. Já os freis de votos temporários terão representantes convidados para estarem acompanhando.

O Capítulo que está previsto nas Constituições da Ordem, para além das questões burocráticas que são fundamentais, é um tempo especial para que seja analisado como está à vida e o carisma dos freis, como a oração, o trabalho, a fraternidade, a minoridade, a pobreza, elementos centrais na vocação franciscano-capuchinha. É um tempo propício de sonhar e pensar o que se pode fazer para melhor viver a vocação assumida.

Outro aspecto a ser elencado, é que o Capítulo Provincial é presidido sempre pelo Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, e na ausência deste, sendo designado o Conselheiro Geral da Ordem, que reside em Roma.

Por isso, como expressa as Constituições (n.145) “Reconheçamos, irmãos, que as estruturas de governo da Ordem e suas instituições são também expressões de nossa vida e vocação, e acompanham o caminho da nossa Fraternidade ao longo da história. Ainda que sujeitas aos limites de toda instituição temporal, elas nos ajudam a desenvolver o senso de pertença à nossa Família e qualificam sua vida e missão. Acolhamo-las, portanto, com espírito de fé e com simplicidade como concreta possibilidade de crescimento pessoal e de ajuda recíproca, buscando em todas as coisas o bem comum, o serviço da Igreja e do Reino de Deus.

Na próxima semana, apresentaremos como a Província Sagrado Coração de Jesus está se preparando para o XXV Capítulo Provincial e o que já foi realizado até o momento e os próximos passos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais