Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Morre padre Fábio Thomas Piazza, aos 100 anos

por Isadora Helena Martins

Ele será sepultado nesta sexta-feira (17), em Nova Milano

Foto: Divulgação / Santuário de Caravaggio

A morte do padre Fábio Thomas Piazza, aos 100 anos, foi comunicada na tarde desta quinta-feira (16) pelo Santuário de Caravaggio. O religioso estava internado há cerca de uma semana, no Hospital Saúde, em Caxias do Sul, para tratar uma pneumonia. Ele está sendo velado no Santuário de Caravaggio desde a noite desta quinta-feira. Às três 15h desta sexta-feira (17), ocorre uma missa no Santuário e em seguida ele será sepultado em um cemitério de Nova Milano.

O padre Piazza havia completado 68 anos de vida sacerdotal e era conhecido pela generosidade, pelo dom da confissão e pela capacidade de servir ao próximo.  

Filho de Giulio Piazza e Julia Radaelli, padre Fábio Piazza nasceu em 5 de dezembro, no distrito de Nova Milano, em Farroupilha. Em 1937, com 18 anos, Padre Fábio ingressou no Seminário Central São Leopoldo, onde mais tarde, na década de 40, cursou Teologia e Filosofia. Antes disso, entre 1938 e 1939, padre Fábio também estudou no Seminário Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul.

Vida sacerdotal

A vida sacerdotal do presbítero teve início em 8 de dezembro de 1950, quando foi ordenado por Dom José Barea. Sua primeira missa solene ocorreu na Igreja Matriz de Nova Milano dois dias após, em 12 de dezembro. Mais tarde, em 1989, voltou a Nova Milano, e atuou como pároco da paróquia de Santa Cruz durante 22 anos.

Na cidade de Farroupilha, ao longo de sua vida, padre Fábio passou também pela paróquia de Caravaggio por três períodos diferentes: em 1953, como vigário, onde permaneceu por seis meses; de 1978 a 1980, como vigário auxiliar; em 1984, durante cinco anos, como administrador; e desde 2011 até os dias atuais trabalhava como padre auxiliar no Santuário. Na cidade, em 1954, também foi vigário auxiliar da paróquia Sagrado Coração de Jesus, onde permaneceu por quase oito anos.

Além de sua terra natal, o sacerdote também trabalhou, ao longo de sua trajetória, por outras cidades da região, como Caxias do Sul, Cambará do Sul, Coronel Pilar, Garibaldi e Cotiporã. Além disso, também foi pároco de Nova Andradina, no Mato Grosso do Sul.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais