Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Cinco mil pessoas participam da 41ª Romaria da Terra do RS

por Ivan Sgarabotto

Evento realizado no norte do Estado teve como tema 'Mulheres Terra: resistência, cuidado e diversidade'

Foto: Divulgação/Romaria da Terra

O município de Mampituba recebeu a participação de cinco mil pessoas na realização da 41ª Romaria da Terra do RS, que ocorreu nesta terça-feira, dia 13. O tema do evento foi “Mulheres Terra: resistência, cuidado e diversidade”. A celebração Eucarística atividade foi presidida pelo bispo da Diocese de Osório Dom Jaime Pedro Kohl.

A 41ª Romaria da Terra buscou promover o debate de questões relacionadas aos direitos no meio rural e na terra, o empoderamento feminino, as reivindicações da população e fortalecer o diálogo entre lideranças e comunidade. Em entrevista para a Rede TVT, o Pároco da Rede de Comunidades Bom Jesus, Rodrigo de Souza, relatou que durante a caminhada foi proposto muitos questionamentos sobre o tema do evento. (Acompanhe, em áudio)

O tema escolhido para a edição de 2018, pela primeira vez, nos 40 anos de história das Romarias, colocou em primeiro plano a relação das mulheres com a terra, suas causas, lutas por espaço, igualdade de gênero, denúncias de violências contra as mulheres e histórias de vida e superação.

A Romaria iniciou às 6h quando acolheu as caravanas na sede de Mampituba pelos jovens do Acampamento da Juventude; Às 7h, teve a chegada na Comunidade da Vila Broca onde foi disponibilizado água, banheiros, café da manhã e ocorreu a primeira concentração; Às 8h, animações no carro de som com a Mística de abertura às 9h; Das 9h30min às 11h, foi realizada a tradicional caminhada da Romaria com intervenções e sem paradas por aproximadamente 2,5 km.

A chegada na comunidade de Rio de Dentro começou por volta das 11h, local central da Romaria, onde foi o evento ao logo do dia com tempo para convivência, partilha, almoço, feiras e animações locais; Às 12h30 teve a Tribuna Popular e as Falas Propositivas de Izanete Colla, Cibele Kuss e Maria do Rosário; 13h30min – Partilha sobre a Mística da Terra com o convidado o Monge Marcelo Barros;  14h30min – Celebração Eucarística seguida do Pronunciamento do Acampamento da Juventude e leitura da Carta da Romaria.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais