Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

João Batista Scalabrini será proclamado santo no domingo (09)

por Cida Cardoso Valna

A canonização de João Batista Scalabrini como o santo padroeiro dos migrantes é o ato supremo de reconhecimento da vida e obra do “apóstolo dos migrantes”

Scalabrini na Travessia do Rio Taquari, entre Encantado e Garibaldi
Foto: Divulgação

O italiano dom João Batista Scalabrini (1839-1905), será canonizado no próximo domingo (09) no Vaticano. O mais novo santo da Igreja Católica nasceu em Fino Mornasco, na província de Como - Itália, em 1839. Foi ordenado sacerdote em 1863 e atuou como professor no Seminário de Como até 1870, quando tornou-se vigário da paróquia de São Bartolomeu na cidade de Como. Recebeu a ordenação episcopal em 1876 e foi enviado para a Diocese de Piacenza. 

Em 1887, fundou a Congregação dos Missionários de São Carlos, ou Scalabrinianos, para cuidar dos migrantes italianos em várias partes do mundo. Em 1889 instituiu a associação São Rafael para a assistência aos migrantes.  Em 1895, nasceram as Missionárias de São Carlos. 

Nova Bassano foi uma das primeiras comunidades a receber um sacerdote scalabriniano no Rio Grande do Sul, o Pe. Colbachini, que tornou-se o fundador do município. As Missionárias de São Carlos também marcaram a história do local, com a criação da “escola das irmãs”, que funcionava onde é a Casa Nazaré. A Paróquia continua atendida por sacerdotes da Congregação Scalabriniana. 

Uma passagem marcante desta história foi a visita de João Batista Scalabrini ao Rio Grande do Sul, que contemplou 13 municípios. Scalabrini desembarcou no porto de Rio Grande no dia 08 de setembro de 1904, depois passou por Porto Alegre, Lajeado, Encantado, Coronel Pilar, Garibaldi, Nova Prata, Nova Bassano, Veranópolis, Bento Gonçalves, Garibaldi, Caravaggio e Caxias do Sul até voltar a Rio Grande, de onde seguiu para Buenos Aires, na Argentina

D. João Scalabrini faleceu no ano seguinte, na Itália. Foi beatificado pelo Papa João Paulo II em 1997. Em 2013 seu o túmulo foi violado, tendo sido roubados o seu anel, uma cruz, um terço de ouro e um cálice. O Papa Francisco realizará a santificação de João Batista Scalabrini, que pisou no RS um ano antes de sua morte. 

*Com informações da Ascom de Nova Bassano

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais