Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Somos desafiados a cuidar da Criação

por José Theodoro

Este é o tema do programa Razões da Fé deste domingo. No dia 1º de setembro foi celebrado o Dia Mundial de rezar pelo cuidado da criação

O programa deste domingo vai falar sobre o cuidado da criação. O programa vai ao ar às 22h na RedeSul de rádio, São Francisco de Caxias do Sul, Fátima de Vacaria, Cacique de Lagoa Vermelha, Alvorada de Marau, Veranense de Veranópolis, Garibaldi de Garibaldi, Maristela de Torres, Sarandi de Sarandi, Cristal de Soledade, Rosário de Serafina Corrêa, Aurora de Guaporé, Cultura de Campos Novos. Transmitem também esse programa a rádio Miriam de Farroupilha e Webradio Migrantes.

Foram convidados, frei Gilmar Zampieri, mestre em Filosofia e Teologia pela Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana, padre Leonardo Inácio Pereira, mestre em Teologia Bíblica, pastor da Igreja Luterana em Caxias, André Müler, Bacharel em Teologia e Ivo Poletto - assessor nacional do  fórum social de mudanças climáticas, licenciado em filosofia, ciências, letras e teologia. educador popular e coordenou cursos de assessores para movimentos sociais e pastorais da comissão pastoral da terra da cnbb e da cáritas brasileira.

Texto para Reflexão

A Igreja Católica celebrou o dia 1º de Setembro, o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação. A data foi instituída pelo Papa Francisco e tem um sentido ecumênico, já que a mesma é também comemorada pela Igreja Ortodoxa. O Papa Francisco propôs, a celebração para que os fiéis e às comunidades tenham a oportunidade de renovarem a adesão pessoal à vocação de protetores da criação, elevando a Deus o agradecimento pela obra maravilhosa que Ele confiou ao nosso cuidado.

Como cristãos queremos oferecer a nossa contribuição à superação da crise ecológica que a humanidade está a viver. Por isto devemos, antes de tudo, procurar no nosso rico patrimônio espiritual às motivações que alimentam a paixão pelo cuidado da criação, recordando sempre os que creem em Jesus Cristo, Verbo de Deus que se fez homem por nós.

Francisco alerta que a crise ecológica impele a uma profunda conversão espiritual e frisa que os cristãos são chamados a uma conversão ecológica, que comporta deixar emergir, nas relações com o mundo que os rodeia, todas as consequências do encontro com Jesus, citando a encíclica Laudato Sí (217).

Francisco assinalou que partilha as preocupações pelo futuro da criação com o irmão Patriarca Ecumênico Bartolomeu, tendo acolhido a sugestão do seu representante, o Metropolita Ioannis de Pérgamo, quando da apresentação da Encíclica dedicada ao ambiente.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais