Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Eleições 2018: confira as orientações para o dia da votação

por Isadora Helena Martins
Foto: Divulgação

Neste domingo, 28, os brasileiros irão às urnas para eleger o presidente da República e governador do Distrito Federal e de 13 estados, como é o caso do Rio Grande do Sul. Com o dia do segundo turno das eleições chegando, sempre surgem dúvidas sobre o local de votação e o que é permitido levar à seção eleitoral.

Segundo turno

O eleitor que não votou no primeiro turno das Eleições 2018, poderá votar no segundo turno, em 28 de outubro, desde que esteja em situação regular com a Justiça Eleitoral. Cada turno de votação é considerado como uma eleição independente pela Justiça Eleitoral. O não comparecimento à primeira rodada de votação não impede o comparecimento às urnas no segundo turno.   

Local de votação

Se você não lembra o local em que está cadastrado para votar é só acessar o site tre-rs.jus.br e clicar na aba “Local de votação”.

Documentos

É obrigatório apresentar um documento com foto no dia das eleições. O título não é necessário, mas auxilia na identificação do eleitor. Também pode ser utilizado o aplicativo e-Título, que é a versão digital do título de papel.

Celular

O celular é permitido somente para mostrar o e-Título para os mesários. Na cabine, não pode ser utilizado. Fotos de qualquer tipo são proibidas. Inclusive, não é permitido entrar na cabine da urna com celular ou câmera fotográfica, que pode ser considerado crime eleitoral.

Colinha

Mesmo com apenas dois cargos na disputa, levar a colinha no dia da votação é uma garantia para não esquecer o número do seu candidato. Inclusive a Justiça Eleitoral recomenda seu uso.

Acompanhantes

O Tribunal Regional Eleitoral não recomenda acompanhantes na hora da votação. No entanto, o presidente do TRE Jorge Luís Dall’Agnol disse que é preciso ter bom senso e avaliar a situação, pois muitas vezes os pais não têm com quem deixar os filhos e os levam para votar. Além disso, o TRE alerta que é bom evitar levar animais domésticos no local de votação.

Ajuda a deficientes

As urnas são equipadas para quem têm deficiência visual. Contudo, o TRE ressalta que caso a pessoa tenha algum problema de locomoção, ela pode ser auxiliada por algum familiar ou amigo

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais