Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Medidas do governo Sartori são exemplares e abrangentes, diz ministro da Fazenda

por Ivan Sgarabotto

Meirelles garantiu que o processo de elaboração do Plano de Recuperação Fiscal será rápido

Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

As medidas de austeridade que compõem o Ajuste Fiscal Gaúcho e o Plano de Modernização do Estado do Rio Grande do Sul foram consideradas relevantes, exemplares e abrangentes pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Em entrevista concedida após reunir-se com o governador José Ivo Sartori, em Brasília, Meirelles garantiu que o processo de elaboração do Plano de Recuperação Fiscal, iniciado nesta terça-feira, 24, será rápido.

O encontro, no Ministério da Fazenda, também contou com a presença do ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, do secretário da Fazenda, Giovani Feltes, da equipe econômica do Estado e de técnicos da Secretaria do Tesouro Nacional. Questionado sobre a celeridade dos encaminhamentos, o ministro também disse acreditar que nos próximos dias será possível estabelecer um cronograma realista.

O governador José Ivo Sartori reforçou que será persistente nesta missão de equilibrar as finanças gaúchas, pois considera uma questão de dignidade investir em áreas essenciais, como Saúde, Educação e Segurança, além de honrar os pagamentos a hospitais, fornecedores e servidores.

Próximos passos

As equipes da Secretaria da Fazenda do RS e do Tesouro Nacional já se reuniram na tarde desta terça, 24. A ideia é garantir carência de três anos no pagamento das parcelas da dívida do Estado com a União, o que representa um fôlego às finanças do Rio Grande do Sul. Em contrapartida, o governo federal deverá exigir medidas de austeridade ao governo gaúcho, muitas delas já executadas na gestão do governador José Ivo Sartori. O plano finalizado será submetido à aprovação do presidente Michel Temer e do Supremo Tribunal Federal.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais