Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Câmara de Vereadores de Cotiporã abre CPI para investigar vereadora

por Alessandra Bernardi

A comissão busca analisar atestados médicos entregues pela vereadora Fernanda De Marco

Foto: Câmara de Vereadores | Divulgação

Nesta sexta-feira (22), a Câmara de Veradores de Cotiporã instalou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar atestados médicos entregues pela vereadora Fernanda De Marco (MDB).

De acordo com o Presidente do Legislativo do município, Renan Lunardi (PP) no dia 6 de julho a vereadora apresentou dois atentados, um para dia 07 de julho e outro para dia 20 de julho, dias em que haveriam sessões na Câmara. “Na época a vereadora estava grávida e tinha por direito a licença maternidade, mas optou por apresentar dois atestados pré datados. Para investigar a fundo a apresentação dos atestados vai se instalar hoje (22), uma CPI para que se investigue qual foi a intenção da vereadora de quebra de decoro parlamentar ou improbidade administrativa” explica Renan.

Ao ser questionada pela reportagem da Tua Rádio Veranense, a Vereadora enviou uma carta de esclarecimento, a mesma que foi enviada no dia 24 de julho para o Presidente do Legislativo, explicando o motivo pelos atestados. Segundo Fernanda, ela estava na 36ª semana de uma gestação de risco, com modificação de colo uterino em decorrência de contração, com alto risco de trabalho de parto prematuro desde a 32ª semana. Ainda de acordo com a carta enviada, a médica obstetra que acompanhava a gestação da Vereadora, assinou dois atestados, datados em sete e vinte de julho de 2023, dias das Sessões Ordinárias da Câmara Municipal, com o objetivo de resguardar a Vereadora de atividades laborais futuras que exigissem interrupção do repouso domiciliar.

Conforme com a Resolução nº 002/2023 de 22 de setembro de 2023, aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores de Cotiporã, a CPI terá o prazo de cinco dias para se instalar e de 60 dias, a contar da data de sua instalação, para apuração dos fatos e apresentação do relatório conclusivo, cabendo prorrogação pela metade do prazo inicial. 

Para integrar a Comissão Parlamentar de Inquérito, foram nomeados os Vereadores Dener Zanella (PP), Jovani Zanette (PP), Douglas Penso (PSD), André Zanelatto (PDT) e Ivandro Antônio Alberton (MDB).

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais