Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Prefeitos debatem o desenvolvimento dos municípios no primeiro dia da Assembleia da Famurs

Central de Conteúdos Rádio Garibaldi AM

Evento acontece em Torres, no Litoral Norte

O primeiro dia da Assembleia de Verão da Famurs, que está acontecendo na Sociedade Amigos da Praia de Torres, no Litoral Norte Gaúcho, foi marcada por alguns anúncios e expectativa por parte dos prefeitos.

Pela manhã, a solenidade de abertura contou com a presença de representantes dos três poderes do Estado, incluindo o governador do Estado, Eduardo Leite, e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luis Augusto Lara, além dos representantes do Ministério Público Estadual e Tribunal de Contas do Estado.

Leite chegou ao local do evento por volta das 10h30min e foi muito requisitado para fotos com os prefeitos. Em sua fala, anunciou que o Estado vai repassar aos municípios os recursos referentes à saúde do mês de janeiro, além de 50% dos recursos do mês de fevereiro. Depois, em conversa com a imprensa, o governador citou que a iniciativa vai gerar um alívio no caixa de muitos municípios. Sobre as estradas, Leite confirmou que o Estado vai buscar a concessão de rodovias à iniciativa privada. O governador também falou sobre a intenção de abrir parte do capital da Corsan á iniciativa privada:

À tarde, os cerca de 300 prefeitos presentes acompanharam uma série de painéis e palestras sobre assuntos referentes às administrações municipais. Entre os temas abordados, estiveram as alternativas de crédito através do BRDE e Badesul, com representantes dos dois bancos. A terceirização de serviços públicos na área de saúde também foi tema de um painel que contou com representantes do Ministério Público e Procuradoria Geral. O assunto também foi abordado pela secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann. Em entrevista à Rádio Garibaldi, ela disse que a terceirização pode ser adotada pelos municípios, porém é preciso cuidado.

O secretário estadual de Articulação e Apoio aos Municípios, Rodrigo Lorenzoni, apresentou aos prefeitos a Secretaria, criada por Eduardo Leite. Em entrevista, ele citou que é preciso estreitar laços entre o Governo Federal e os municípios.

A tarde desta quinta contou também com a fala do consultor de administração pública e marketing político, Tadeu Comerlatto, que disse aos prefeitos que, assim como numa empresa o objetivo é o lucro, nas prefeituras o objetivo deve ser a satisfação do cidadão. A tarde foi encerrada com o garibaldense Giovanni Mattiello, que através de canções e de sua fala, apresentou a palestra Valores.

Nesta sexta, 22/02, estão previstas as falas do presidente da Confederação nacional dos Municípios, Glademir Aroldi, do secretário Especial de Assuntos Federativos, Marcos Araújo Mortoni Silva, entre outras autoridades. A Assembleia tem previsão de encerramento para o meio-dia.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais