Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Eleições 2022: Rio Grande do Sul tem 10 candidatos ao Senado

por Cida Cardoso Valna

Segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dez candidatos do Rio Grande Do Sul registraram-se na disputa à vaga no Senado

Em 2022, apenas uma das três cadeiras gaúchas no Congresso estará disponível para disputa. A vaga a princípio, seria do então Senador Lasier Martins (Podemos), que encerra o mandato em dezembro. Martins estava cotado à reeleição, mas acabou por desistir e colocar seu nome à disposição da Câmara dos Deputados pelo Podemos. 

Segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dez candidatos do Rio Grande Do Sul registraram-se na disputa à vaga no Senado, sendo quatro mulheres. A idade dos candidatos varia entre 45 a 84 anos.

Conheça abaixo os candidatos, em ordem alfabética, do Rio Grande do Sul para o Senado:

Airto Ferronato (PSB)

Vereador em quinto mandato, Airto Ferronato é o líder da Bancada do PSB na Câmara de Porto Alegre e presidente da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor). Já foi presidente do Legislativo Municipal (1995) e diretor-presidente do DEP (2001 a 2004).

Ana Amélia Lemos (PSD)

Ana Amélia Lemos foi anunciada como pré-candidata ao Senado pelo PSD durante evento de filiação, em março deste ano. A convenção do partido oficializou seu nome, assim como a coligação com o PSDB de Eduardo Leite.
Natural de Lagoa Vermelha, Ana Amélia é jornalista, ex-senadora e foi secretária estadual de Relações Federativas e Internacionais no governo atual.

Comandante Nádia (PP)

A vereadora de Porto Alegre Nadia Gerhard é candidata ao Senado pelo PP. A convenção estadual do partido ocorreu no dia 30 de julho.

Nádia Rodrigues Silveira Gerhard é natural da capital gaúcha, tenente-coronel da Brigada Militar e formada em Letras, com especialização em psicologia escolar pela PUCRS.

Fabiana Sanguiné (PSTU)

A profissional de saúde Fabiana Sanguiné é candidata ao Senado pelo PSTU. Natural de Porto Alegre, a candidata também é uma liderança do movimento sindical.

A convenção do partido ocorreu no dia 30 de julho, confirmando a candidatura de Rejane de Oliveira ao governo do estado.

Francisco Settineri (PCO)

Francisco é ex-servidor público, aposentado, e residente no interior do estado, em Camacuã. É formado em Letras e Psicologia, e também já escreveu diversos textos e livros sobre Psicologia e linguagens, mas também sobre poesias. Francisco é militante desde jovem, tendo passado pelo movimento estudantil e tendo militado no PCO desde 2019, tendo inclusive passado pela redação do Diário Causa Operária.

Hamilton Mourão (Republicanos)

O Republicanos oficializou em convenção estadual realizada no dia 23 de julho o nome do vice-presidente da República Hamilton Mourão como candidato ao Senado pelo Rio Grande do Sul. O ato foi realizado na Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

É a primeira vez que o partido lança um candidato ao Senado no RS. O Republicanos não tem um candidato ao governo do estado, e anunciou apoio à candidatura de Onyx Lorenzoni (PL).

Maristela Zanotto (PSC)

Natural de Paraí, Maristela Zanotto é comerciante do ramo calçadista há 35 anos e palestrante. Presidiu a CDL de Caçapava do Sul, município onde reside atualmente, por duas gestões. Foi uma das fundadoras do PTB, e concorre pela primeira vez a um cargo eletivo.

Olívio Dutra (PT)

Olívio Dutra é o candidato ao Senado da federação PT, PC do B e PV. A convenção do Partido dos Trabalhadores confirmou o nome do político em 31 de julho.

Bancário formado em Letras, Olívio nasceu na cidade de Bossoroca, em 1941. Presidiu o Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Sul e é um dos fundadores do PT . Foi deputado federal constituinte em 1986, elegeu-se prefeito de Porto Alegre em 1988 e governou o estado entre 1999 e 2003. De 2003 até 2005 foi ministro das Cidades do governo Lula.

Paulo Roberto da Rosa (Democracia Cristã)

Em convenção realizada no dia 5 de agosto, o Democracia Cristã (DC) definiu o nome de Paulo Roberto da Rosa, Natural de Santa Rosa - RS, como candidato ao Senado. O partido não compõe coligação e não tem candidato ao governo do estado.

Professor Nado (Avante)

Ronaldo Teixeira, conhecido como Professor Nado, é natural de São Leopoldo. Candidato do Avante ao Senado, compõe chapa com o PDT. 

Professor doutor em Ciências Sociais, mestre em Teoria Literária com aperfeiçoamento em Ciência Política; graduado em Letras, professor de Língua Portuguesa, Literaturas de Língua Portuguesa, Sociologia e Ciência Política. Foi Analista de Inteligência de Negócios na Diretoria de Análises de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas-FGV e pesquisador no campo das Ciências Sociais. Atuou também como gestor público, Secretário de Estado do Rio Grande do Sul, Secretário-Executivo Adjunto do Ministério da Justiça e, em 2005, Ministro de Estado da Educação, interino, no Ministério da Educação do Brasil-MEC. 

Texto: Cida Cardoso Valna | Tua Rádio Veranense

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais