Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

Nova eleição em Paraí acontece neste domingo, 19/11

por Deise Pagotto

A eleição ocorre porque o candidato mais votado teve seu registro de candidatura negado

Gilberto Zanotto(PDT) e Lauriano Artico (PMDB) são os candidatos que concorrem ao cargo de prefeito.
Foto: Divulgação

No mês de setembro, em sessão do Pleno do TRE-RS, foi aprovada a resolução 294/2017, que estabelecia normas para a renovação das eleições no município de Paraí. Por isso, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul marcou para este domingo, dia 19/11, a realização de um pleito suplementar para eleger um novo prefeito de Paraí. A medida foi tomada após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tornar inelegível o prefeito eleito em 2016, Oscar Dall Agnol (PP).

Conforme a Chefe do Cartório Eleitoral de Casca, Laura Vieira, já foi realizado o treinamento dos mesários e o processo de eleição segue como é feito em outros processos eleitorais.

A renovação da eleição ocorre em Paraí porque o candidato mais votado, Oscar Dall Agnol (PP), teve seu registro de candidatura negado por decisão, em última instância, do Tribunal Superior Eleitoral. A maioria dos ministros cassou o registro de candidatura do progressista alegando desincompatibilização – ou seja, ele não deixou o cargo público que exercia quatro meses antes da eleição, tempo exigido pela lei. Dall Agnol era subsecretário-geral adjunto da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Casca.

Os candidatos que concorrem ao cargo de prefeito são conhecidos dos eleitores paraienses. O ex-prefeito Lauriano Artico (PMDB), que já governou o município em duas oportunidades, e Gilberto Zanotto (PDT), eleito vice-prefeito na eleição anulada pela Justiça Eleitoral.

Seis municípios gaúchos realizaram novos pleitos em 2017: Arvorezinha, Butiá, Gravataí, Salto do Jacuí, São Vendelino e São Vicente do Sul.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais