Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Senado cria CPI da covid-19

por Larissa Macena de Oliveira

Comissão investigará ações do governo no enfrentamento da pandemia

Foto: Pedro França/Agência Senado Fonte: Agência Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, do Democratas, leu na terça-feira (13), em plenário, o ato de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as ações do governo federal no enfrentamento da pandemia da covid-19 e do colapso da saúde no Amazonas, requerido pelo senador Randolfe Rodrigues, do partido Rede.

Também foi lido o requerimento do senador Eduardo Girão, do Podemos, para incluir nas atribuições da CPI a investigação de denúncias de fraudes e desvios de recursos repassados pelo governo federal a estados e municípios. Rodrigo Pacheco destacou que a CPI terá limites para investigar prefeitos e governadores.

Na semana passada, o ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso concedeu uma decisão liminar aos senadores Alessandro Vieira e Jorge Kajuru, os dois do Cidadania, reconhecendo que o pedido de criação da CPI feito pelo senador Randolfe Rodrigues estava de acordo com a Constituição e que a comissão deveria ser instalada.

A leitura dos requerimentos de criação da CPI da covid-19 em plenário é formalmente o primeiro passo. O próximo é a instalação da comissão, com a definição do presidente, do relator e dos integrantes do colegiado, o que deve ocorrer em até 10 dias. A meta dos senadores é concluir os trabalhos da CPI em 90 dias.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais