Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Supremo tem divórcio, licença-paternidade e correção do FGTS em pauta nesta semana

por Larissa Macena

O ministro Luís Roberto Barroso, também pautou para esta semana uma tese sobre a possibilidade de derrubada de decisão judicial definitiva dada nos Juizados Especiais Federais

Foto: © Valter Campanato/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF), nesta semana dará continuidade aos processos em andamento pela Corte. A pauta tem como primeiros itens os requisitos para pedido de divórcio e da análise sobre se há omissão na regulamentação da licença-paternidade no Brasil.

A ação também discute a correção das contas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Na quarta-feira (1º), o governo pediu o adiamento para tentar costurar um acordo, mas ainda não há definição sobre a retirada de pauta.

O presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, também pautou para esta semana a fixação de uma tese sobre a possibilidade de derrubada de decisão judicial definitiva dada nos Juizados Especiais Federais que tenha se baseado em norma posteriormente declarada inconstitucional pela Corte. Outro caso de impacto econômico pautado é o da chamada “quebra da coisa julgada” em processos tributários. Serão analisados recursos contra a determinação do STF que considerou que uma decisão definitiva (que não cabe mais recurso), chamada de “coisa julgada”, sobre impostos pagos perde seus efeitos caso a Corte se pronuncie em sentido contrário.

Ou seja, decisões definitivas em questões tributárias, livrando o contribuinte de pagar determinado imposto, estão anuladas quando a Corte decidir que o tributo em questão é válido.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais