Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Defesa Civil alerta moradores longo do rio das Antas sobre risco de fissura em barragem

por Rudimar Galvan
Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (30/7), a partir das 8h, equipes das Defesas Civis estadual e municipal, do Corpo de Bombeiros, da Brigada Militar e da empresa Brookfiled Renewable vão notificar os proprietários de 20 edificações ao longo do rio das Antas, sobre o risco potencial de inundação em função da fissura detectada na estrutura da barragem Passo do Meio, em São Francisco de Paula.

As equipes vão adotar as medidas de evacuação emergencial de duas edificações com moradores ao longo do rio das Antas. Os moradores serão removidos para hotéis ou casas na região. Os proprietários de outras 18 edificações serão notificados sobre a situação, não sendo indicada a visitação ou permanência nos imóveis situados na zona de impacto direto durante os próximos 20 dias.

Segundo o subchefe de Defesa Civil do RS, coronel Rodrigo Dutra, há três barragens em sequência e e a fissura está na barragem mais acima. "Em caso de ruptura total, há mais duas barragens para conter a onda de cheia o que, conforme atesta o empreendedor, traz segurança à operação de evacuação de emergência”, afirma.

Não há risco iminente de ruptura, porém, em caráter preventivo, a Defesa Civil Estadual, em conjunto com o empreendedor e com a participação das agências de fiscalização e de controle de emergência entendeu por acionar o Plano de Ação de Emergência da barragem. A operação conta com o apoio e acompanhamento da Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), do Departamento de Recursos Hídricos, da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs), da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do Ministério Público Estadual.

A Defesa Civil realizou duas reuniões técnicas com os órgãos de fiscalização e com as Defesas Civis locais, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros Militar. A empresa está adotando medidas de mitigação de risco, com o rebaixamento do nível de água na barragem que apresenta risco e com a abertura de um canal de desvio do rio das Antas no ponto crítico de forma a permitir o reparo na barragem. A previsão inicial da empresa é de que os reparos levem cerca de 20 dias.

“Estamos monitorando o nível do rio das Antas nos pontos à montante e à jusante da barragem em conjunto com a Sala de Situação da Sema, de forma permanente, não havendo qualquer anomalia, até o momento, que indique risco adicional”, explicou o coronel Rodrigo Dutra.

A Coordenadoria Regional de Defesa Civil na Serra instalou, na quarta-feira (29/7), um Sistema de Comando de Incidentes para gerenciar as ações das cinco equipes responsáveis por realizar as notificações e a remoção das famílias no curso do rio.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais