Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Verão começa com onda de calor

por Larissa Macena

O fenômeno El Niño, que já influenciou o Brasil durante toda a primavera, vai continuar tendo forte atuação no verão

Foto: Larissa Macena | Tua Rádio Veranense

O Verão no Hemisfério Sul começou às 00h27min desta sexta-feira, dia 22 de dezembro de 2023, e termina no dia 20 de março de 2024, à 0h06 (horário de Brasília). Segundo o Prognóstico Climático de Verão produzido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a estação será caracterizada pela elevação da temperatura em todo o Brasil, existe também a condição favorável para chuva forte, queda de granizo, vento de intensidade moderada a forte e descargas elétricas.

As previsões mostram maior chance de chuvas acima da média no sul do Rio Grande do Sul. O fenômeno El Niño, que já influenciou o Brasil durante toda a primavera, vai continuar tendo forte atuação no verão.

Solstício de verão

Este fenômeno é o resultado da posição da Terra em sua órbita ao redor do Sol ser afetada pelo movimento rotacional da Terra.

A Terra orbita o Sol num plano oblíquo, o que significa que, durante metade do ano, o Hemisfério Sul está inclinado em direção ao Sol, causando verão naquela região e inverno no Hemisfério Norte. Na outra metade do ano, o Hemisfério Norte inclina-se em direção ao sol, resultando em inverno no norte e verão no sul.

O Solstício ocorre duas vezes por ano no ponto da órbita da Terra onde está inclinação é mais pronunciada. Esses momentos marcam os dias mais longos do ano (no hemisfério verão) e os dias mais curtos (no hemisfério inverno), marcando a transição entre o verão e o inverno respectivamente.

Dicas para enfrentar o Verão

O verão é a estação mais quente, e a mais aguardada do ano, é um período de férias e diversão. Alguns cuidados devem ser tomados nesta época, tanto com a alimentação, hidratação, exercícios físicos e principalmente com a pele para que problemas não aconteçam. Para não cair nas armadilhas desta estação, confira algumas dicas:

Alimentação

  • Consuma bastante água;
  • De preferência pelas frutas, verduras e legumes, pois são ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras, além de serem alimentos refrescantes que combinam com a alta temperatura da estação; as carnes magras, pois são mais facilmente digeridas evitando desconfortos gástricos, além de serem mais saudáveis;
  • Ao invés das sobremesas doces, opte por sugestões mais refrescantes, como, por exemplo, frutas ou doces à base de frutas;
  • Modere o consumo de bebidas alcoólicas, pois além de serem ricas em calorias, possuem efeito diurético, o que compromete a hidratação e são pobres em valor nutritivo.

Pele

  • A pele seca é comum no verão devido à areia, ao suor excessivo e à presença de produtos químicos nas piscinas. O ressecamento pode causar pequenas fissuras na pele, o que facilita a entrada de microrganismos causadores de doenças. Portanto, limpar e hidratar são etapas essenciais no cuidado da pele.
  • O “Consenso Brasileiro de Fotoproteção” da Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda o uso de protetor solar, o fator de proteção solar mínimo recomendado (FPS) é 30, mas quem é mais sensível ao sol deve usar FPS mínimo 50. Escolha um protetor solar que ofereça proteção UVA e UVB e que seja resistente à água, especialmente para atividades ao ar livre e natação na piscina ou no mar. Reaplicar o protetor a cada 2 horas;
  • Tenha cuidado com a luz solar direta entre 10h e 15h.

Exercícios

Os longos dias de sol são a combinação perfeita para desfrutar de atividades físicas ao ar livre. A ideia é explorar diversas dicas de como se manter ativo neste verão. De caminhadas a atividades circulares e ioga no oceano, há um caminho para todos. Independentemente da sua atividade, se você pratica exercícios ao ar livre no verão, é importante tomar precauções para prevenir doenças relacionadas ao calor.

  • Preste atenção à temperatura.
  • Adaptação ao clima e temperatura;
  • Conheça o seu nível de condicionamento físico.
  • Monitore a intensidade.
  • Esteja atento à hidratação e beba água antes, durante e depois da atividade física.
  • Use roupas adequadas.
  • Evite calor intenso.
  • Reconheça suas limitações médicas.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais