Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Jacaré de papo-amarelo é resgatado na comunidade de São Valentim em Veranópolis

por Daniela Affonso

O animal foi capturado e encaminhado ao zoológico da Universidade de Caxias do Sul

O animal tem cerca de 2 metros de comprimento
Foto: Brigada Militar | Divulgação

Um jacaré de papo-amarelo (Caiman latirostris) foi resgatado nesta segunda-feira, 20/03, na Comunidade de São Valentim em Veranópolis. O 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM), de Bento Gonçalves realizou a captura com o apoio do Corpo de Bombeiros de Veranópolis. 

O jacaré foi encaminhado ao zoológico da Universidade de Caxias do Sul. Ele tem aproximadamente 2 metros de comprimento e foi visto por moradores há cerca de 15 dias. De acordo com os moradores, que se assustaram com a presença do animal, o réptil se alimentou com marrecas e peixes. O açude fica há 200 metros da residência da família. 

De acordo com o biólogo e mestrando em Biologia Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Felipe Medeiros, no Rio Grande do Sul existe essa espécie de jacarés, inclusive na região de Porto Alegre. Na Serra Gaúcha eles estavam extintos, mas habitavam a região no passado.

"O caso de São Valentin pode ser apenas um caso isolado de único indivíduo que tenha vindo por algum rio, mas não me surpreenderia se começarem a reaparecer na região, pois já aconteceu com o puma (onça parda), que estava extintos na região e já retornaram às matas no entorno de Veranópolis", acrescenta Medeiros. 

Texto: Daniela Affonso | Tua Rádio Veranense

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais