Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

28 pássaros em situação irregular são resgatados, em Caxias do Sul

por Isadora Helena Martins

A ação foi motivada a partir de uma denúncia feita à Secretaria do Meio Ambiente

Foto: Gabriel da Silva

O Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), em conjunto com a Patrulha Ambiental, apreendeu  nesta semana, 28 aves em estado irregular e 27 gaiolas vazias. A ação foi motivada a partir de uma denúncia feita à Semma. Os criadores estavam sem autorização necessária do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A ação foi realizada em duas residências.

Ao todo, 19 aves estavam sem a anilha de registro e nove estavam anilhados, mas em desacordo com a lista de pássaros informada pelo criador. Um Termo Circunstanciado foi entregue aos proprietários, os quais terão que responder judicialmente pela criação ilegal dessas aves.

Os 19 animais sem a anilha de registro, se ainda possuírem o instinto selvagem, serão soltos na natureza. Os outros nove que tinham anilha serão entregues ao Ibama caso o registro não seja comprovado. Para criar animais silvestres é necessário autorização do Ibama e do Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros.

Casos assim podem ser denunciados pelo telefone (54) 3901.1445 ou presencialmente na Semma, que está localizada na Avenida Rubem Bento Alves, 8.308, com horário de atendimento das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira. Além disso, as denúncias podem ser feitas por meio do formulário on-line, disponível no site da prefeitura, no menu “Proteção Animal”, na capa do endereço eletrônico.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais