Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Campanha busca combater mortalidade de abelhas no estado

por Rosangela Magalhães
Foto: Divulgação

A campanha incentiva os produtores de abelhas a seguirem as seguintes orientações: registrar Boletim de Ocorrência (BO) no posto policial, caso suspeitem de morte das abelhas por uso indevido de agrotóxicos nas proximidades e comunicar a Inspetoria de Defesa Agropecuária (Ida) do município para inciar a investigação da causa. Também orienta os produtores a se cadastrarem na Ida do seu município, gratuitamente, para informar qualquer anormalidade nas colmeias; não utilizar produtos proibidos e ter o Guia de Trânsito Animal (GTA) em mãos ao transportar os animais.

O alto índice de mortalidade das abelhas no Brasil é causado principalmente pela aplicação indiscriminada de pesticidas que são extremamente tóxicos para os polinizadores, e também pelas queimadas e desmatamento. A média de perda de abelhas é de 30 a 40% por ano no Rio Grande do Sul. Em consequência disso, a renovação de matas e florestas e a produção de frutos e grãos fica comprometida.

Em Caxias do Sul, os apicultores devem se cadastrar na Inspetoria de Defesa Agropecuária, localizada na Avenida da Vindima, 1855, próximo ao Parque dos Macaquinhos. Os telefones para contato são (54) 3209.8082 e 3209.8052.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais