Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Moradores denunciam possível contaminação da água na localidade Santa Bárbara, em Veranópolis

por Cida Cardoso Valna

Na manhã desta terça-feira (12), a Unidade Móvel da Tua Rádio Veranense se deslocou até a localidade de Santa Bárbara, interior do município de Veranópolis, após receber fotos e vídeos de moradores, que mostravam que a água do arroio que passa pelo local apresentava aparente contaminação.

De acordo com Vilma Dal Ponte, moradora, a situação já ocorre há algum tempo e fica mais aparente após períodos de chuva. “Quando dá uma chuva, vem descendo essa água amarelada com espuma. A impressão que dá é de que quando chove é largado algum produto junto. Antigamente era possível tomar banho nesse rio, os animais tomavam água e tudo. Hoje os animais não a bebem mais. Não existe mais um peixe, não existe mais nada. Está morto”, conta.

“Aqui atrás da casa tem uma cascatinha. Acredito que tinha mais ou menos um metro de espuma. É triste ver o rio dessa forma. Esse rio aqui tem formação em Sapopema, vem descendo também pelo bairro Universal com outros riozinhos integrando e ao longo desse caminho acaba sendo contaminado”, complementa.

Ainda segundo Vilma, em alguns dias é possível sentir um cheiro forte e também há presença de lodo, que deixa a água de cor escura.

Na ocasião, a Fiscalização Ambiental do Município de Veranópolis também esteve na localidade, para recolher material e realizar análise. Porém, a espuma que podia ser vista nas imagens enviadas pelos ouvintes já não se fazia presente, impossibilitando a realização de alguns procedimentos. Para a fiscal Luana Boeira, um levantamento mais profundo do que pode estar acontecendo precisará ser feito.

“Normalmente o nosso procedimento padrão é chegar, conseguir fazer as fotos, analisar in loco como que está funcionando, fazer toda uma vistoria ao longo do percurso do arroio ou de onde for a área que está sendo afetada. Dessa forma, conseguimos buscar uma análise e fazer o levantamento do que pode estar acontecendo. No caso aqui desse arroio, hoje nós já não temos mais as evidências que ontem haviam sido vistas. Então, precisaremos ir bem a fundo para realmente conseguir fazer as análises e conseguir ver o que que realmente acontece aqui”, afirma.

A fiscal ainda reforça à população que, sempre que fatos como esses ocorrerem é importante acionar o setor de fiscalização do Meio Ambiente para que se possa realizar uma ação rápida.

“Nós precisamos das evidências tanto visuais quanto do concentrado, assim conseguimos fazer uma amostragem rápida. Então nós pedimos pra que se acontecer alguma coisa, se os cidadãos de Veranópolis enxerguem qualquer coisa de errado que liguem pra prefeitura, no telefone 3441-1477 e peçam pra falar com a Fiscalização Ambiental. Assim, a gente pode realizar a vistoria e as análises necessárias”, conclui.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais