Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Operação apreende 45 pássaros e suspende atividades de criadores em Caxias do Sul

por Clayton Camargo

Dentre as espécies apreendidas, destacam-se o cardeal, o azulão, o coleirinho, o sanhaço-frade e o trinca-ferro.

Foto: GBC/ DIVULGAÇÃO

Agentes de fiscalização da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) constataram irregularidades em três criadores amadores de pássaros em Caxias do Sul. Realizada com apoio de técnicos do Balcão de Licenciamento Ambiental Unificado da Serra e do Batalhão Ambiental da Brigada Militar, a ação resultou na apreensão de 45 aves silvestres e na autuação dos criadores, que tiveram suas atividades suspensas. Dentre as espécies apreendidas, destacam-se o cardeal, o azulão, o coleirinho, o sanhaço-frade e o trinca-ferro.

O trabalho da equipe consistiu no exame de mais de 100 aves, que tiveram suas anilhas verificadas. Foram apreendidas 12 aves não anilhadas e 33 pássaros com anilhas de origem não comprovada, sendo que cinco possuíam indícios de fraude ou adulteração. Também foram recolhidas 30 anilhas com sinais de reutilização ou fraude.

As infrações cometidas pelos criadores configuram indício de tráfico de aves silvestres, fraude de selo público federal e declarações falsas em sistemas oficiais de controle de fauna. A operação ocorreu na última semana do mês de julho.

A equipe de fiscalização da Sema explicou que operações como essas são executadas rotineiramente. Após a apreensão, as aves de comportamento asselvajado e em boas condições de saúde foram devolvidas ao seu habitat natural. Os pássaros restantes foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Ibama.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais