Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Bento Gonçalves deve ser primeira cidade gaúcha a ter usina para transformar lixo em energia

por Ivan Sgarabotto

Governo do Estado irá apoiar o projeto, de forma a utilizá-lo como modelo

Foto: Divulgação/ SDECT

Pioneiro no país, o projeto lançado pela Prefeitura de Bento Gonçalves que visa à implantação de uma usina para tratamento e eliminação dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) é tratado como prioridade pelo Governo Estadual. A alternativa que torna possível a transformação dos materiais em energias sustentáveis, por meio de uma Parceira Público-Privada, é exclusiva nesta formatação e será utilizada como case no Rio Grande do Sul.

Diante disso, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Silvio Bertolini Pasin, esteve reunido nesta semana em Porto Alegre, com representantes das secretarias estaduais envolvidas, a fim de alinhar o projeto e tratar sobre o apoio institucional para garantir o avanço do estudo em todas as esferas.

Participaram do encontro, o secretário adjunto da secretaria Estadual de Desenvolvimento Ciência e Tecnologia, Evandro Fontana, o diretor da Sala do Investidor, Adriano Boff e o coordenador de Projetos e Extensão Produtiva e Inovação, Érbio Assis Webster Andretti.

Em dezembro, a Administração Municipal lançou um chamamento público do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), para o cadastramento das empresas interessadas na construção do empreendimento. Após análise de documentação pelo Comitê Gestor, das sete empresas credenciadas, três foram habilitadas a elaborarem seus projetos de Usina de RSU, para posterior análise das propostas pelo Comitê e lançamento do edital.

Os candidatos aptos a apresentarem seus projetos foram: o engenheiro químico, Antônio Carlos Malmann, de Lajeado (RS), a empresa Econise - Consultoria e Projetos Ambientais LTDA, de Lajeado (RS) e a empresa Planex S/A - Consultoria de Planejamento e Execução, de Belo Horizonte (MG). Os mesmos devem apresentar no final do mês para os representantes das secretarias estaduais, as soluções desenvolvidas por cada um para o Município.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais