Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:00:00
Um Olhar Diferente
12:10:00
 
 

42% dos motoristas profissionais têm mais de 20 anos de habilitação, aponta Detran/RS

por Ivan Sgarabotto

O estudo inclui condutores de todas as categorias. São motofretistas, taxistas, caminhoneiros, motoristas de ônibus, microônibus e tratoristas

Foto: Setcergs

Levantamento do Detran/RS feito para este Dia do Trabalho apontou que 42% dos condutores com registro de atividade remunerada no prontuário da CNH tem mais de 20 anos de habilitação. No total, são 666,5 mil condutores aptos a trabalhar com o veículo, o que representa 15% do cadastro de condutores do RS. Destes, 282,7 mil tem mais de 20 anos de experiência ao volante. Outros 31% têm entre 10 e 20 anos de habilitação.

O estudo inclui condutores de todas as categorias. São motofretistas, taxistas, caminhoneiros, motoristas de ônibus, microônibus e tratoristas. Atualmente, o Detran/RS possui o registro de 342.795 veículos de placa vermelha (categoria aluguel, o que engloba o transporte de cargas e passageiros), entre eles 133,7 mil caminhões, 15,7 mil automóveis, 28,2 mil ônibus e 11,2 mil motocicletas.

A categoria de condutores profissionais é predominantemente masculina. Somente 4% são mulheres. Esse percentual representa apenas 29.719 mulheres dirigindo profissionalmente no Estado. Os condutores que exercem atividade remunerada com o veículo distribuem-se entre as mais variadas faixas etárias, mas 77% estão entre os 26 e 55 anos.

Mesmo com maior exposição no trânsito (muito mais tempo dirigindo do que a média do condutor que não exerce atividade remunerada), o percentual de infrações cometidas pelos condutores profissionais não é muito maior do que a sua participação no cadastro de condutores: 19% das infrações com condutores identificados em 2014 foram cometidas por profissionais, grupo que representa 15% do total de condutores. Em primeiro lugar no ranking das infrações mais cometidas está o excesso de velocidade. Foram 123 mil autuações pelo Artigo 218 do Código de Trânsito Brasileiro em 2014.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais