Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Primeiro eclipse solar do ano ocorre no sábado (30) e não será visto do Brasil

por Cida Cardoso Valna
Foto: Divulgação | Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação

Em 2022 haverá somente dois eclipses do Sol, ambos parciais e não visíveis no Brasil. O primeiro será em 30 de abril e terá início às 15:45h (horário de Brasília). Para compensar, o único eclipse da Lua deste ano, que vai ocorrer de 15 para 16 de maio, será um eclipse total e totalmente visível em todo o Brasil. E, em outubro do ano que vem, haverá eclipse anular do Sol visível no Brasil!

O eclipse parcial do Sol deste sábado, dia 30, será visível na parte sul da América do Sul, partes da Antártica e parte sul dos oceanos Pacífico e Atlântico. Somente o extremo sul da América do Sul terá mais de 40% do disco do sol encoberto e com o máximo de 54%.

Um eclipse do Sol ocorre quando a Lua fica entre o Sol e a Terra projetando uma sombra sobre a Terra. A sombra mais escura, onde toda a luz solar é bloqueada, é chamada umbra. Em torno da umbra se define a sombra mais clara, a penumbra, onde a luz solar é parcialmente bloqueada. Se o observador está na estreita faixa da Terra atingida pela umbra, ele vai ver o eclipse como total. Se está na área atingida pela penumbra, verá como parcial. E nos casos em que não há definição da umbra, como os eclipses solares de 2022, temos somente eclipse parcial.

"Em média, um eclipse total do Sol acontece a cada 18 meses, mas por serem visíveis somente em uma estreita faixa sobre a Terra, parecem muito raros. Felizmente agora podemos fazer as retransmissões ao vivo dos eclipses, conforme fizemos na ocasião do eclipse anular do Sol de 10 de junho de 2021. No dia 30 não faremos a retransmissão do eclipse parcial porque ainda não conseguimos um canal de transmissão", afirma a Dra. Josina Nascimento, gestora da Divisão de Comunicação e Popularização da Ciência (DICOP) do Observatório Nacional.

Mesmo não sendo possível ver os próximos eclipses parciais do Brasil, é sempre bom lembrar que a observação somente pode ser feita com instrumentos especiais usados por astrônomos ou com técnica de projeção. Nunca se deve olhar diretamente para o sol nem mesmo com o uso de filme de raio-x, óculos escuros ou outro material caseiro. A exposição, mesmo de poucos segundos, danifica o olho de modo irreversível.

Live do eclipse parcial do Sol

Na tarde de sábado (30), mais precisamente às 15h (horário de Brasília), o Observatório Nacional fará a retransmissão do eclipse parcial do Sol. Como o eclipse não será visível no Brasil, será feita a retransmissão a partir de canais internacionais. Durante a live, os astrônomos vão falar sobre os próximos eclipses e também sobre o eclipse do Sol em Marte que foi filmado pelo rover Perseverance no início de abril. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais