Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Governador Leite debate distanciamento controlado com prefeitos gaúchos

por Rudimar Galvan
Vice Ranolfo e secretário Agostinho Meirelles participaram presencialmente da reunião, juntamente com o governador Leite
Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

As diretrizes do distanciamento social controlado foram debatidas, na tarde desta quarta-feira (29/4), via videoconferência, entre o governador Eduardo Leite e prefeitos de municípios gaúchos.

A reunião, que durou quase três horas, contou também com a participação do vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, das secretárias da Saúde, Arita Bergmann, e de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos, e do secretário de Articulação e Apoio aos Municípios, Agostinho Meirelles. O presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Eduardo Freire, também esteve presente.

O distanciamento social controlado se baseia em níveis de restrição, que serão aplicados conforme a região do Estado e o setor econômico. Isso se justifica porque, no entendimento do Executivo, as regiões do Estado apresentam diferentes velocidades de transmissão e contam com estruturas diferenciadas de atendimento.

Sendo assim, o nível de distanciamento será controlado pela capacidade de resposta de saúde e pelo comportamento da pandemia no território. Divididas em níveis de risco – baixo, médio/baixo, médio e alto –, a capacidade de resposta será constantemente monitorada, podendo ser alterada conforme a evolução de casos.

A secretária Leany Lemos apresentou um resumo das diretrizes do modelo ao grupo de prefeitos. Na sequência, houve uma segunda reunião, desta vez, com todos os integrantes dos comitês criados pelo Executivo para alinhar o enfrentamento ao coronavírus, na qual a secretária repetiu a exposição.

Nesta quinta-feira (30/4), às 14h, em transmissão ao vivo na página do Governo do Estado no Facebook, Leite anunciará o decreto que determinará a segmentação regional, um dos critérios para a implantação do distanciamento controlado no RS.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais