Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Competições esportivas estão entre atividades suspensas na quarentena

por Marco Aurélio Santana
Foto: Divulgação

Inúmeras ações programadas para este ano foram suspensas, canceladas ou adiadas em Vila Flores, em função da pandemia mundial de coronavírus (Covid-19). A Administração Municipal entrou em contato com participantes de grupos e atividades, conforme cada área, para uma conversa sobre como estão lidando com esse período atípico que está sendo vivenciado. Assim, será feita uma série de matérias abordando este tema. Para iniciar, a primeira área será a do esporte.

O município tem uma série de competições ao longo do ano, organizadas pela Coordenação de Esportes. Os tradicionais campeonatos de Futebol de Campo e Futsal possuem grande número de participantes em diversas categorias e costumam atrair o maior número de público. Neste ano, os jogos do Campo iniciaram em fevereiro, mas tiveram as partidas suspensas na quarta rodada, em março. Já o Futsal estava previsto para iniciar neste mês de maio, mas não há estimativa de quando ocorrerá.

O ceramista Frederico Simonetto, 27, participa dos campeonatos municipais desde a infância e sempre frequentou as escolinhas de futebol do município. Para ele, não praticar o esporte é estranho, pois fazia parte da rotina. “Todas as semanas tenho o costume de jogar futebol e, de um tempo pra cá, fomos praticamente forçados a não poder fazer o que gostamos, em função deste vírus”, comenta.

Para a secretária e estagiária de Educação Física, Jaqueline Podenski, 22 anos, tem sido bem triste não poder jogar bola. “Assim se perde muito na questão de ritmo de jogo, preparação física também”, explica. Ela participa de todos os campeonatos de Vila Flores e faz parte do grupo que iniciou o campeonato feminino no município, há cerca de 10 anos.

Para se manter na ativa, Jaqueline segue fazendo musculação. Porém, continuar o ritmo de atividades físicas durante esse período de distanciamento social, sem poder seguir a rotina de treinos que se tinha normalmente, pode ser um desafio. “Praticamente fiquei parado com as atividades físicas durante essa quarentena. Costumo praticar esportes que tem bastante contato físico e isso no momento, infelizmente, não podemos”, conta Simonetto.

Sobre a expectativa para a volta dos campeonatos, ambos esperam que seja em breve. “Esperamos que tudo volte ao normal logo, voltarmos a ter competições, isso é preciso para o município e para quem gosta de praticar. Além de fazer bem para a saúde, com o esporte conseguimos criar novas amizades que também é muito importante”, destaca Fred. “Olha se tudo isso passar até agosto/setembro, acredito que tenha a possibilidade de ter o Campeonato Municipal de Futsal”, ressalta Jaque.

Já em relação ao impacto que essa pandemia pode causar nas atividades esportivas para os vilaflorenses, eles avaliam que possa ser sentido mais em longo prazo. Jaque acredita que a questão esportiva é um dos menores problemas que essa pandemia vai deixar. “Porém, a falta de treino pode vir a ocasionar mais lesões na volta [aos jogos]”, avalia. Para Fred, muito vai depender de como cada um tem enfrentado esse período. “Não sei como o público em geral vai reagir a essa pandemia. Acho que vai demorar um bom tempo para as competições voltarem ao normal. O pessoal ainda está com um pouco de receio com essa situação”, descreve.

Não há previsão para o retorno das atividades, mas a ideia é que, assim que forem liberadas, a população retorne a prática esportiva, bem como a acompanhar como expectadores, gradativamente. “As pessoas que jogam é por que gostam da prática e com certeza não aguentam mais ficar sem”, frisa Jaqueline. “Tomara que pelo menos o contágio em nossa região se minimize, para que todos possam ficar mais tranquilos e poder praticar o esporte que desejam e voltarem a suas rotinas”, torce Simonetto.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais