Temática

Nasa descobre sistema solar com planetas parecidos com a Terra

por Marco Aurélio Santana

Equipe de astrônomos descobriu um novo sistema de sete planetas do tamanho da terra, três desses planetas estão na zona habitável. A expectativa é que eles possam ter oceanos de água em forma líquida

A notícia foi dada durante uma coletiva de imprensa, na quarta-feira 22.  A descoberta está a cerca de 40 anos luz da terra, orbitando em torno de uma estrela anã e fria, de um tipo de astro conhecido como "anões vermelhos".

Segundo os astronomos, este tipo é muito abundante que as estrelas como o Sol e, recentemente, se tornaram o lugar preferido pelos astrônomos para procurar planetas semelhantes à Terra onde possa ser encontrada vida. Eles explicaram ainda  "A questão agora não é se encontraremos um planeta como a Terra, mas quando", disseram.

O novo sistema solar orbita em torno da estrela Trappist-1, um astro do tamanho de Júpiter encontrado na constelação de Aquário. No ano passado, uma equipe internacional de astrônomos achou três planetas orbitando este astro, com tão somente 8% da massa do Sol.

Em um novo estudo publicado  na revista Nature, a mesma equipe confirma a existência desses três planetas e anuncia outros quatro. Todos os sete planetas têm o tamanho similar ao da Terra, mas estão muito mais próximos à sua estrela, o que permitiria que abrigassem água líquida, condição essencial para a vida, segundo um comunicado oficial do Observatório Europeu do Sul (ESO).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense