Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Bento Gonçalves recebe muda da videira mais antiga do mundo

por Isadora Helena Martins

A planta foi trazida da Eslovênia, onde está localizada a videira original de mais de 500 anos

Foto: Franciele Gonçalves

Uma parte da videira mais antiga do mundo agora está em Bento Gonçalves. Duas mudas da árvore de 500 anos, vindas da Eslovênia, foram plantadas no Parque da Fenavinho e no Ecomuseu da Cultura do Vinho. O plantio marcou a abertura da Wine South America – Feira Internacional do Vinho, que ocorre até o dia 29 de setembro, na Fundaparque, em Bento. A cerimônia contou com a participação da conselheira econômica da Embaixada da Eslovênia no Brasil, Suzana Pendic, e do embaixador da Itália, Antonio Bernardini.

A videira original está localizada no centro histórico de Lent, às margens do maior afluente do rio Danúbio. A planta é sustentada na parede externa de uma casa do século 16 que, assim como a vinha, é Patrimônio da Humanidade da Unesco.

As tentativas para trazer uma muda da planta para o município gaúcho iniciaram há três anos. O italiano Signor Luigi Soini, mentor da coleção privada de 400 videiras do Ecomuseu da Cultura do Vinho, fez os contatos com as autoridades eslovenas. O objetivo era tornar possível a doação de sarmentos da vinha à Bento Gonçalves, conhecido como a capital nacional do vinho. O material foi trazido para o Brasil por Alberto Piz, diretor da empresa Milanez e Milaneze, realizadora da Wine South America.            

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais