Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Veranópolis participa de comitê do turismo que busca mudanças imediatas no enfrentamento da pandemia

por Marco Aurélio Santana
Foto: Caroline Cesca

AMESNE e AMSERRA reuniram-se, virtualmente, na última quinta-feira, 23 de julho, com núcleo do Comitê da Retomada do Turismo do Rio Grande do Sul e aprovaram, por unanimidade, a proposição de um novo Modelo de Distanciamento Social.

Pleitear junto ao Governo do Rio Grande do Sul mais autonomia é a meta da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste - AMESNE, presidida pelo Prefeito de Cotiporã, José Carlos Breda, da qual Veranópolis faz parte. “Para que possamos adequar os protocolos de distanciamento social à realidade específica de cada município, é preciso que o Governo Estadual nos libere para agir. Não é possível sermos ameaçados com liminares e ações civis públicas por estarmos cumprindo o dever para o qual fomos eleitos, que é justamente gerir nossos municípios”. Breda acrescentou que praticamente todos os prefeitos da Serra Gaúcha estão alinhados em favor da retomada das atividades econômicas de forma segura e responsável, em especial no setor mais afetado pela crise – o turismo.
A Secretária de Turismo e Cultura, Diana Alessio Tomiello, participou da reunião, juntamente com o prefeito de Cambará do Sul, Schamberlaen José Silvestre, que também preside a AMSERRA (Associação de Municípios da Serra), o Presidente da Assembleia Legislativa do RS, Deputado Ernani Polo, prefeitos, secretários de turismo e de saúde e associações do setor turístico de diversos municípios da serra gaúcha.
O Comitê da Retomada Turismo RS é uma ampla frente formada por mais de 400 empresas, 90 entidades e 43 municípios e conselhos, além de centenas de profissionais do setor do turismo. Por meio de estudos e reuniões virtuais, o grupo gerou o documento que equaliza as restrições previstas em cada bandeira, face o momento atual, além de propor protocolos para uma retomada gradual e segura das atividades turísticas, com base nas orientações da Organização Mundial da Saúde.
O Prefeito de Veranópolis, Waldemar de Carli, acrescenta que "estamos trabalhando junto ao Governo do Estado para liberarmos atividades comerciais, gastronômicas e de hotelaria, mesmo na permanência de restrições da bandeira vermelha, agindo com responsabilidade para equalizarmos a preservação da saúde e da economia. É indispensável lutarmos pelos dois aspectos que são complementares e não antagônicos!".

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Veranópolis

Foto: Caroline Cesca

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais