Cotiporã recebe ações de desassoreamento em dois pontos do Arroio Vicente Rosa
Serão retirados cerca de 23 mil metros cúbicos de material
Em Cotiporã, iniciaram as ações do Programa Desassorear RS, iniciativa que busca a recuperação e manutenção de arroios, canais de drenagem e sistemas pluviais atingidos pela enchente de maio de 2024. Os trabalhos começaram nesta semana no Arroio Vicente Rosa, na Zona Picoli, onde será construída a ponte nos próximos meses, já que ela foi levada pelas águas no ano passado. Após, os serviços serão realizados na Zona Calza, na Comunidade de São Valentim, também no Arroio Vicente Rosa.
Conforme o prefeito em exercício, Dener Zanella, o município foi contemplado com a retirada de cerca de 23 mil metros cúbicos e terá a responsabilidade de destinar essse material. Uma parte será utilizada na construção da ponte na Zona Picoli e o restante na estrada Ivo da Rosa, trecho que liga a cidade a Dois Lajeados e receberá melhorias.
No momento, estão sendo utilizadas duas dragas do Estado e três caminhões, entretanto, nos próximos dias chegarão mais cinco veículos para o deslocamento do material. A previsão de finalização dos trabalhos é de cerca de 30 dias, porém, pode variar de acordo com as condições climáticas.
O Programa Desassorear RS é promovido pelo Governo do Estado e faz parte de um conjunto de estratégias voltadas à mitigação dos danos causados por enchentes. Veranópolis também foi contemplado, porém, estão sendo realizados alguns ajustes no planejamento antes do início dos serviços.
Comentários