Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Veranópolis terá estacionamento rotativo nas ruas centrais do município

por Ana Júlia Griguol

O projeto de lei, que institui a Zona Azul, foi aprovado na Câmara de Vereadores e deverá ser implantado no prazo de seis meses.

Na segunda-feira (21), a Câmara de Vereadores de Veranópolis aprovou, por unanimidade, o projeto de lei que institui o sistema de estacionamento rotativo pago em ruas do centro do município. A "Zona Azul" objetiva disciplinar o estacionamento nos espaços públicos, oportunizando o uso racional das vagas para que o maior número possível de usuários possa usufruir do sistema em condições de igualdade.

Atualmente, conforme dados divulgados pelo Detran, 18 mil veículos estão registrados no município, o que representa, aproximadamente, 68% da população veranense. Além do intenso fluxo local, o centro de Veranópolis recebe, diariamente, moradores das cidades vizinhas que procuram diferentes opções comerciais e serviços de saúde que não oferecidos em seus próprios municípios.

Conforme o projeto aprovado, as vias que terão estacionamento rotativo são:

  • Avenida Osvaldo Aranha, trecho compreendido entre as Ruas Marechal Deodoro da Fonseca e São Francisco de Assis;
     
  • Avenida Doutor José Montaury, trecho compreendido entre as Ruas Marechal Deodoro da Fonseca e 24 de Maio;
     
  • Rua Marechal Deodoro da Fonseca; trecho compreendido entre as Avenidas Osvaldo Aranha e Doutor José Montaury;
     
  • Rua Andrade Neves;
     
  • Rua Júlio de Castilhos, trecho compreendido entre as Avenida Osvaldo Aranha e Ernesto Alves;
     
  • Rua Carlos Barbosa;
     
  • Rua 24 de Maio, trecho compreendido entre as Avenidas Osvaldo Aranha e Doutor José Montaur,
     
  • Avenida Doutor José Montaury, trecho compreendido entre as Ruas Marechal Deodoro da Fonseca e Flores da Cunha.

As áreas de estacionamento rotativo poderão ser ampliadas ou diminuídas, conforme critérios de necessidade ou interesse, inclusive para outros locais além do centro da cidade.

Segundo o Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Romeo Matiello Tedesco, a ideia do estacionamento rotativo é que se tenha mais oferta de vagas nas principais ruas onde o comércio está concentrado. “Conforme o projeto não foi tão grande a área de estacionamento rotativo que está sendo sugerido nesse primeiro momento, para possibilitar que os trabalhadores também tenham onde estacionar”, destaca o secretário.

Além da aprovação da Zona Azul, os vereadores aprovaram a criação do cargo de Agente Fiscal de Trânsito, que terá como função orientar e organizar o trânsito em todo o território municipal (urbano e rural) podendo inclusive aplicar autuações em casos de infração das leis de trânsito se necessário. O projeto de lei foi encaminhado pelo Executivo Municipal ao Legislativo que, a partir da solicitação de munícipes, acrescentou itens ao mesmo. 


Saiba mais sobre a Zona Azul de Veranópolis
Até a implantação do sistema de estacionamento rotativo, prevista para ocorrer no prazo de seis meses, haverá a elaboração do edital de concessão que definirá os pontos fundamentais do projeto como, por exemplo, o valor a ser aplicado.

Ainda, a Zona Azul de Veranópolis respeitará as vagas especiais para idosos (5%) e para pessoas com deficiência (2%). Os carros que utilizarão destas vagas, mediante credencial com identificação emitida pela Prefeitura, não precisarão pagar o estacionamento, porém devem respeitar o tempo máximo de 2 horas estacionado na mesma vaga. Veículos de emergência, como ambulâncias e bombeiros, ou da Polícia Civil e Militar estarão isentos de rotatividade e pagamento. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais