Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

O frio e as dores

Baixar Áudio por Marco Aurélio Santana
Foto: Divulgação

Durante os meses de frio, diversas pessoas queixam-se do aumento das dores no corpo. Uma das explicações para isto acontecer é devido as temperaturas mais baixas que provocam vasocontrição vascular, prejudicando a circulação do sangue no corpo. Outro fator, deve-se as alterações na pressão atmosférica que faz com que muitas pessoas sintam as articulações, cicatrizes e locais de fraturas mais sensíveis com a mudança do clima.

Nos dias frios, naturalmente nos contraímos para manter a temperatura corporal e diminuir a sensação de frio, sendo assim, assumimos uma postura de contração dos músculos o que muitas vezes acaba ocasionando a dor. Segue abaixo, algumas dicas para evitar e prevenir as dores no inverno:

à Agasalhe-se corretamente. Manter o corpo aquecido é fundamental. Para sentir-se aquecido, o ideal é cobrir as extremidades do corpo: pés, punhos, mãos, pescoço e cabeça. 

à Espreguiçar-se quando acordar, é uma forma de despertar o corpo, não pule essa etapa do dia.

à Alongue-se. Embora a vontade seja a de "ficar na cama", a prática de alongamentos é essencial para evitar a contração dos músculos e para ajudar as articulações a se manterem lubrificadas.

à Fazer exercícios é fundamental para o corpo também no inverno. Imobilidade gera dor e dor gera imobilidade. Quebre esse ciclo e se movimente sempre.

à Quem tem fraturas antigas que voltam a doer com o frio ou doenças ósseas degenerativas pode recorrer a sessões de fisioterapia como estratégia para aliviar os incômodos.

à  Faça massagens, elas ajudam a estimular a circulação e a destravar a musculatura enrijecida, aliviando as dores.

 à Bolsas de água quente podem trazer alívio imediato para dores musculares, sequelas de fraturas ou desconfortos provocados por artrose, artrite e fibromialgia. A aplicação local de calor estimula a circulação e relaxa os músculos.

à Nas dores crônicas e sem edema, use compressas quentes. Já nas dores agudas com edema deve-se fazer uma compressa fria ou aliar a fria e quente. Faça isso por mais ou menos 15 minutos (cuidado com queimaduras).

Escute na íntegra a entrevista completa com a Fisioterapeuta Bruna Ferronato Moro.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais