Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Cookies e Política de Privacidade
A Tua Rádio utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Plantas comestíveis: cultivo e benefícios

Baixar Áudio por Ana Júlia Griguol
Foto: Divulgação

As plantas alimentícias não convencionais, mais conhecidas como PANC's, são plantas que possuem uma ou mais partes comestíveis. As folhas ou flores possuem uma ou mais partes que podem ser consumidas na alimentação humana, sendo elas, exóticas, nativas, silvestres, espontâneas ou cultivadas.

Ao incluir as PANC's na alimentação diária, seja sozinha ou mesclada com outros ingredientes, é possíve ampliar as possibilidades de complementação alimentar, diversidade do cardápio e da oferta de nutrientes. 

Durante entrevista na Tua Rádio Veranense, a Chefe do Escritório da Emater, Jéssica Zalamena, e a Fisioterapeuta do Programa Academia de Saúde, do Município de Cotiporã, Bruna Ferronato Moro, explicaram sobre o cultivo das Panc's.

Durante o bate papo, as profissionais destacaram que o consumo das mesmas garante a qualidade do alimento que possui diversos nutrientes, além de resgatar e valorizar costumes locais. Ainda, foram citados diversos exemplos nos quais as mesmas podem ser consumidas, desde saladas, bebidas e pratos mais elaborados. Um deles, é o refrigerante de picão preto. 

Ouça a entrevista, conduzida por Marco Aurélio Santana, completa no player e experimente produzir o seu próprio refrigerante de picão preto, seguindo a receita abaixo: 

Refrigerante de Picão Preto

Ingredientes:
10 Litros de água
1 Kg de açúcar
250 gramas de picão preto (planta inteira, exceto as raízes)
½ copo de suco de limão

Modo de Preparo:
Ferver a água com o picão preto por 15 minutos. Deixar esfriar e em seguida acrescentar o açúcar e o suco de limão, misture e deixe repousar por 24 horas. Coe e envaze em garrafas pet de refrigerante bem limpos. Não encha totalmente a garrafa. Retire o excesso de ar, pressionando a garrafa até o líquido chegar na borda e só então fechar com a tampa. Este procedimento é importante pois a fermentação acontece pelo processo anaeróbico, por isso não deve haver ar dentro da garrafa. 
Após uma semana, aproximadamente, o refrigerante já está pronto para ser consumido.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais