Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Morangos do Céu: Agricultura familiar, dedicação e cuidado

por Marco Aurélio Santana

Com o objetivo de diversificar a fonte de renda da família, a qual antigamente baseava-se na produção de uvas, a família de Maicon Boeri iniciou o cultivo de morangos em sua propriedade, localizada na Comunidade de Nossa Senhora dos Navegantes – Morro do Céu.

O cotiporanense Maicon, que estuda no curso superior de Tecnologia em Horticultura, incentivou a família a abraçar a ideia, a qual montou, em 2019, a primeira estufa com 3000 mil plantas da fruta.

Tendo em vista a boa aceitação por parte dos consumidores, neste ano houve o aumento da produção, com total de 6.500 plantas, sendo que 5.500 são da variedade Albion e 1.000 San Andreas. Os morangos são comercializados em Cotiporã e Bento Gonçalves e a família possui a expectativa de colher entre 600 a 800 gramas por planta.

Produção:

Os morangos são produzidos no sistema semi-hidropônico, ou seja, as mudas são plantadas em substrato inerte e toda adubação e água fornecida à planta é através de gotejamento. A família optou por não utilizar agrotóxicos para controle de pragas e doenças, utilizando produtos que são registrados como fertilizantes foliares.

Ao responder o questionamento: "Teu morango é orgânico?”, o proprietário Maicon responde que não, pois para a produção orgânica existe outro conceito de produção e é importante ter certificado. “Utilizamos grande parte do manejo que é feito no cultivo orgânico, mas não podemos dizer que os Morangos do Céu são 100% orgânicos.”

O Prefeito em Exercício de Cotiporã, Ivaldo Wearich, visitou a propriedade e parabenizou a família Boeri pela dedicação e união no cultivo da fruta, desejando sucesso ao empreendimento agrícola. 

Crédito da notícia: Assessoria de Imprensa

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais