Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Secretária da Saúde apresenta a relação Municipal de medicamentos essenciais

por Marco Aurélio Santana
Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal da Saúde, através da Comissão de Farmácia e Terapêutica (COFAT) e Assistência Farmacêutica publicam a nova Relação Municipal de Medicamentos com vigência para 2018/2019, de acordo com as normas do Ministério da Saúde. 

A Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME) é uma lista de medicamentos básicos padronizados e disponíveis no Município de Veranópolis, que contempla um total de 134 fármacos em 190 apresentações farmacêuticas. Esta relação foi revisada pela Comissão de Farmacoterapia (COFAT), que se originou da necessidade de implementar as ações de Assistência Farmacêutica no âmbito do SUS, no município de Veranópolis.
A COFAT utilizou como ferramenta norteadora da revisão dos medicamentos o Componente Básico de Assistência Farmacêutica (Anexo I) da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME 2017 – Portaria nº 1.897, de 26 de julho de 2017). Além desta, foram utilizados outros critérios para seleção dos medicamentos tais como: as prioridades de saúde pública que refletem a necessidade coletiva da população, a segurança, a eficácia e a terapêutica comprovada dos medicamentos, bem como a qualidade e disponibilidade dos mesmos.
A REMUME que está sendo apresentada pela Secretaria Municipal da Saúde, é composta de medicamentos adequados a realidade epidemiológica de Veranópolis. Este instrumento visa subsidiar e nortear os profissionais de saúde para prescrição e dispensação dos medicamentos nos serviços de saúde do município, fortalecendo a Política Nacional de Medicamentos e promovendo o uso racional dos mesmos.
Esta edição é fruto de esforço coletivo da equipe multidisciplinar da COFAT, após um extenso e criterioso trabalho de revisão. 
A Comissão de Farmácia e Terapêutica destaca que a REMUME está à disposição dos profissionais de saúde para sugestões voltadas ao seu aprimoramento.

Confira a lista dos medicamentos no link abaixo:

http://www.veranopolis.rs.gov.br/noticias/21/saude/2637/secretaria-da-saude-apresenta-a-relacao-municipal-de-medicamentos-essenciais

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Veranópolis

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais