Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
10:00:00
Gente Nossa
14:00:00
 
 

Municípios da região destacam-se no índice de desenvolvimento do Estado

por Marco Aurélio Santana

Veranópolis esta entre as 10 cidades do Estado

Foto: Divulgação

A Fundação de Economia e Estatística (FEE) divulgou nesta quarta-feira, 21, dados do Índice de Desenvolvimento Socioeconômico do RS - IDESE. Os números referem-se ao ano de 2015, onde o Estado teve uma queda de 0,8%.

Na classificação por municípios, o primeiro colocado continua sendo o Município de Carlos Barbosa (0,879 em 2015), do Corede Serra. Na segunda posição, o município de Água Santa, localizado no Corede Nordeste, obteve índice de 0,873. Em seguida na classificação, Nova Araçá, apresentou índice de 0,865.

Para o estatístico Rafael Bernardini, não há grandes surpresas nesses resultados, uma vez que a classificação segue padrão já conhecido acerca do desenvolvimento no RS. “Os municípios das áreas de colonização em pequenas propriedades, localizados, em sua maioria, no norte e no nordeste do Estado, apresentam indicadores mais altos de desenvolvimento”, explica. Depois de Carlos Barbosa, Água Santa e Nova Araçá, os municípios mais bem colocados no Idese são, respectivamente: Aratiba, Nova Bassano, Veranópolis, Ipiranga do Sul, Garibaldi, Paraí, Bozano.

Dentre os 20 municípios gaúchos que têm mais do que 100 mil habitantes, apenas cinco apresentaram índices de alto desenvolvimento em 2015: Bento Gonçalves (0,831), Porto Alegre (0,816), Erechim (0,811), Santa Cruz do Sul (0,809) e Caxias do Sul (0,801).

A avaliação do Idese é composto por 12 indicadores, divididos em três blocos: Educação, Renda e Saúde.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais